Decoração
Com design futurista, palco do Oscar 2018 terá 45 milhões de cristais Swarovski
Os cenários do Oscar vão ficar pela sexta vez por conta do designer Derek McLane. Foto: Derek McLane
A maior premiação do cinema mundial chega neste domingo (4) à sua 90ª edição. E, nesse ano comemorativo, a cerimônia do Oscar vai brilhar: 45 milhões de cristais Swarovski irão compor o cenário, idealizado por Derek McLane. É a sexta vez que o designer é responsável pela premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Neste ano, uma ideia mais abstrata vai tomar conta do palco da premiação. O conceito vem em contraposição ao ano passado, quando McLane apostou em uma decoração que remetia ao movimento do art déco. Em 2018, nenhuma época será homenageada. Pelo contrário: é o futuro que McLane almeja alcançar com os elementos presentes no palco.
A parte que antecede as cortinas, chamada de proscênio, foi feita para que pareça um mural de vidros quebrados. É nela em que estarão todos os cristais, cedidos pela Swarovski — empresa que há 11 anos colabora com elementos do palco. Os 45 milhões de jóias deste ano são inéditos: no ano passado, McLane usou “apenas” 27 mil cristais.
Formas abstratas e bidimensionais ajudam a compor a aura futurista do palco. Serão espelhos, arcos e lustres que irão trazer uma atmosfera de glamour hollywoodiano à premiação. Além disso, acontecem ao fundo do palco projeções em LED que ajudam a levar para o cenário elementos que não podem ser construídos no Teatro Dolby, local onde a premiação acontece desde 2001.
Em entrevista para a Architectural Digest, McLane afirmou que o filme Amadeus foi o responsável pela ideia inicial do projeto. Em parte do cenário, espelhos dançarão pelo palco, lembrando a Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes — marca do luxo da monarquia francesa.
O currículo do designer é extenso. Além de ter realizado o palco do Oscar nos cinco últimos anos, ele já ganhou um Tony de melhor design cênico por “33 Variations”, além de dois Emmys. O designer também já fez diversos trabalhos para a Broadway, com destaque para o musical Moulin Rouge.