Decoração
O flerte da moda com a decoração em 12 ambientes inspiradores

A arquiteta Viviane Loyola revestiu as paredes do Living de azul marinho e caramelo para conseguir um ambiente moderno em homenagem a Ana Paola Martins. Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
A Bazaar Fashion inaugurou na quarta-feira (20) a “Casa Bazaar“, que deve ficar em exposição na loja até setembro. A mostra une moda, arquitetura e decoração para homenagear os principais estilistas e designers que compõem o catálogo da Bazaar Fashion. A loja fica em um casarão de 900 m² que foi construído em 1959 no bairro Batel, em Curitiba.
Márcia Almeida, uma das proprietárias da tradicional loja, conta que a ideia era antiga. “Meu filho, Marcos Slaviero, já vinha me cobrando há algum tempo que a gente organizasse esse evento. A ideia inicial era que fosse uma casa de inverno. Mas o cuidado dos profissionais foi tão grande que estendemos a exibição até o fim de setembro.” Márcia e suas sócias, Andrea El Omeiri e Solange Elias, convidaram diversos profissionais de arquitetura e design para decorar cada um dos espaços.
O arquiteto Rafael Egg ficou responsável pelo “Lounge Festas”. No espaço estão as criações da estilista Patricia Bonaldi de do Grupo Nohda. Egg explica que a inspiração veio dos detalhes que Patricia inclui em cada um de seus modelos. “Em todos os vestidos dela, cada ponto é pensado para que o resultado final seja incrível. Na hora de projetar o ambiente eu precisei tomar cuidado para destacar as peças e não deixar que a decoração ‘brigasse’ com elas.” Um aparador da Villa Batel, que também é administrada por Márcia, foi especialmente desenhado por Egg para o ambiente.

A possibilidade de fabricar os móveis desenhados pelos arquitetos e designers permitiu que a Casa Bazaar ganhasse uma atmosfera ainda mais exclusiva. “Nós deixamos que eles criassem o mobiliário que preferissem. Isso personalizou os ambientes. Depois que a mostra for encerrada, esses móveis passarão a ser comercializados”, diz Márcia.
No lounge desenvolvido pelas arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso para Fatima Scofield, a palavra de ordem é “sofisticação”. Inspiradas pela nova coleção da marca, as duas desenvolveram um espaço bastante contemporâneo. “O corte das peças da Fatima é impecável. Pensando nisso, queríamos usar papel de parede geométrico, mas aqui quase não temos paredes, só vidro e espelhos. A solução veio colocando o papel de parede no teto. Também aproveitamos o desenho para escolher os pontos de luz”, explica Luciana.

Embora sejam assinados por diferentes profissionais, todos os ambientes têm uma unidade visual. Esse efeito é resultado da orientação dada por Márcia, que escolheu uma paleta de cores. Mostarda, tons de cinza e preto e o verde estão presentes em vários dos espaços. O café e a varanda ficaram a cargo da arquiteta Sabrina Becker. “Eu desenhei o tapete para o café e fiz tudo em tons de preto e cinza. Assim, o destaque ficou para uma parede verde e para as luzes amarelas. À noite, o efeito da iluminação deixa o ambiente mais aconchegante.”

O party designer Marcos Soares, por sua vez, projetou o espaço “Eventos”, onde foi realizada a festa de inauguração da Casa Bazaar. Ali estão expostas peças de Constance Zahn e Thiago Straub. “Aqui a gente pensou em detalhes que permitissem que os clientes se sintam em casa. É preciso que eles se sintam à vontade para aproveitar a visita e encontrarem o que procuram”, afirma o designer.

Arquitetura a serviço da moda
Conheça os demais espaços criados por arquitetos e designers exclusivamente para a Casa Bazaar.







