Seja ao iniciar uma reforma ou até mesmo ao relembrar o quarto dos tempos de criança, as cores são definitivamente o primeiro esboço de uma decoração. São elas que dão personalidade a qualquer ambiente. E quando se trata de cor, a parede é o lugar comum. Mas não é preciso ficar restrito a ela. É possível inovar colorindo o assoalho, o teto, os móveis, as portas e as janelas e até na escolha dos tecidos.
O uso das cores na decoração sempre esteve em alta. Nos anos 1970, as vibrantes. Na década de 1990, foi a vez das mais neutras. Com elas, é possível transmitir, por exemplo, anseios pessoais ao ambiente. E é a partir de estudos das emoções que cada cor transmite que os fabricantes lançam a cada dois anos a tendência de cores da Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos (Feitintas). Para a coordenadora da pesquisa de cores do evento, Elizabeth Wey, as cores revelam os desejos da sociedade contemporânea. “Acompanhamos o comportamento das pessoas por meio de filmes, literatura, acontecimentos políticos e esportivos por um ano, selecionamos 350 cores e, destas, 37 são escolhidas para estar na cartela bianual”, explica.
No último estudo, que revelou tendências para 2014 e 2015, a sociedade se mostrou em busca de paz. “Há uma grande parcela das pessoas que procura criar um refúgio dentro de casa, é mais introvertida, mais intimista”, aponta. E para atender a esse público “sereno”, o grupo de estudos de cores da Feitintas lançou este ano a tendência de cores Dulcis, também conhecida como candy colors. “São tons que representam essa tranquilidade e podem até resgatar tempos felizes, como a infância”, ressalta. Anis, lavanda e pérola são algumas das cores que seguem essa cartela.
Além da Dulcis, há outras três tendências: Refugium, Imaginatio e Grafitonus. Mais convencional, a Refugium é muito usada nos ambientes mais clássicos. “Para quem quer colocar cor em um ambiente, mas de um jeito não tão vibrante, pode optar por essas cores quentes da natureza, como marrom, moca, castor”, reforça Elizabeth.
Na cartela Imaginatio, tons da atmosfera, como azul caribe, fúcsia e prata, são destinados a pessoas descontraídas, cheias de fantasias. E a última tendência, Grafitonus, expressa o futuro do uso das cores: nanotecnologia que invade o design. Inspirada na matéria-prima contemporânea – o Grafeno –, a cartela sensibiliza os amantes dos neutros sofisticados, liderados pelos diversos tipos de cinza. A seguir, você confere algumas cores que são as grandes apostas dos principais fabricantes de tintas nacionais.
