Decoração
Nova cervejaria em Curitiba explora decoração retrô e símbolos antigos da aviação

Fotos: Nenad Radovanovic/Divulgação | Nenad Radovanovic
A nova fábrica da cervejaria Don Gentilis, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), abraça os símbolos tradicionais da aviação e faz um mix das decoração retrô e industrial. Destaque para as luminárias vermelhas, os barris coloridos que servem de mesa e as telhas de alumínio usadas como revestimento. O projeto, que também abre ao público como bar aos sábados, é assinado pelo Estúdio Pantarolli Miranda, do arquiteto Zeh Pantarolli e do designer Diego Miranda.


A fábrica tem 270 m² de área construída com pé-direito avantajado de 6,5 metros. Diversos elementos do projeto propiciam uma imersão dos visitantes ao local de produção das cervejas artesanais da marca, que homenageia no nome e na logo o pai dos proprietários.


A parte externa da cervejaria recebeu um grande painel do artista Gardpam, com diversos ícones dos países com as maiores escolas cervejeiras do mundo, como Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos. O paisagismo com Capim-do-Texas remete à mesma forma do lúpulo e casa com a paleta de cor terracota da parte de fora.


Além das luminárias industriais que foram pintadas de vermelho, pequenos barris de cerveja foram polidos e transformados em pendentes sobre a bancada do bar, e aros de bicicleta e garrafas viraram um grande chandelier.
Na porta da câmara fria, uma plotagem imita um cofre, e logo acima destaque para os primeiros maquinários da empresa, onde foram produzidas as primeiras cervejas da marca.

A fábrica conta ainda com uma loja, que teve suas paredes cobertas com o rótulo dos produtos da casa e com parede pintada pela metade com um tom de verde que está na paleta de cores da marca. Em um toque lúdico, as escadas que servem de prateleiras absorvem a pintura pela metade.