Decoração

No seu devido lugar: lembranças de viagens decoram ambientes

Érika Busani
31/05/2012 03:43
Thumbnail
Basta um feriado mais prolongado e lá estão eles, de malas prontas. E, a cada lugar visitado, não resistem a um souvenir. É o caso do casal de empresários Fabrício Macedo e Débora Mattos. A cada viagem, objetos principalmente artesanais são trazidos, normalmente no colo por serem peças delicadas – muitas vezes grandes também. “Algu­mas das peças não são apenas lembranças do local, mas é a história da viagem, de como a gente trouxe”, diz Macedo.
Além de peças variadas, o arquiteto Ricardo Amaral tem uma coleção de máscaras vindas de diversos locais. “Cada uma tem um significado diferente. O objetivo, além de lembrar das viagens, é ter uma amostra da cultura de cada país que visito”, diz. “Minha profissão exige que eu viaje bastante, é uma referência importante estar conectado com o que acontece no mundo.” A ideia do arquiteto é completar toda a parede em volta de churrasqueira, que tem pé-direito duplo.
Na casa dos dentistas Vinicius e Larissa Tramontina, o hobby começou com ele que, solteiro, já trazia souvenires de viagens. Ela comprou a ideia. São lembranças dos mais variados tipos, além de uma coleção de camisetas do Hard Rock Café, que Larissa mandou emoldurar para colocar na parede da churrasqueira.
Mostramos algumas soluções para inserir essas peças na decoração. Afinal, cada uma delas guarda muitas lembranças, o valor sentimental da viagem, do momento.
Organização
Confira algumas dicas para expor as lembranças de viagens:
• O arquiteto Ricardo Amaral recomenda não misturar muitas cores e texturas diferentes na decoração para que os objetos possam ser inseridos sem problemas. “Não há muitas regras para objetos de decoração e arte”, diz.
• Para a arquiteta Calina Mussi, é preciso perder o preconceito de trazer souvenires de viagens. Como as peças são de tamanhos, formatos e cores bem diferentes, ela recomenda uma base neutra para colocá-las.
• Se os objetos forem expostos na sala, uma luminária bonita, porta-retratos com fotos dos passeios e livros de viagens ajudam a tornar a exposição mais nobre.