Decoração
“Netflix da decoração”: startup lança serviço de locação de móveis por assinatura
Startup Tuim aluga móveis para todos os ambientes com contratos de 6 a 36 meses. Foto: Tuim/divulgação
Trocar de casa, mudar de cidade, renovar a decoração. Cada vez é mais difícil permanecer uma vida inteira no mesmo lugar, criando uma casa cheia de móveis de longa data. Pensando em dar praticidade às pessoas “cambiantes” – que mudam de casa para se adequar a novos cargos, empresas ou cidades – a startup paulistana Tuim lançou um serviço de assinatura de móveis a curto e médio prazo.
O serviço é contratado de forma 100% online e permite que o morador selecione móveis avulsos ou o mobiliário para um ambiente inteiro, do home office à sala de estar. Quanto maior o prazo, menor o valor mensal.
“As pessoas se mudam muito mais do que se mudavam antes. Antes, você tinha uma profissão em que ficava a vida toda. Hoje as pessoas buscam oportunidades e desafios novos, e ficam dois anos em uma empresa, dois em outra”, esclarece Pamela Paz, CEO da Tuim.
“As pessoas procuram morar perto de onde trabalham, e em consequência disso os contratos de locação de imóveis têm diminuído. Muitas pessoas não querem assinar contratos acima de um ano. Se elas não estão dispostas a assumir um compromisso de longo prazo com um imóvel, por que ainda assumimos um compromisso de longo prazo com o mobiliário?”, questiona a profissional.
Guia de estilo
As peças disponíveis passam pela curadoria dos arquitetos Mariana Giunta e Felipe Gregório, e buscam agregar múltiplos estilos diferentes: industrial, minimalista, rústico, clássico, moderno, contemporâneo ou versátil.
Para chegar ao que mais combina com o cliente, o site oferece um guia de estilos de decoração. Depois de selecionar o tamanho do imóvel, o número de dormitórios e a quantidade de moradores, o site elenca fotos de ambientes com diferentes estilos para o futuro morador escolher aqueles com os quais mais se identifica.
“Esse ‘ser cambiante’ é uma pessoa que quer liberdade de escolha. Buscamos uma composição de todos esses estilos para que a pessoa realmente se identifique com o mobiliário”, detalha Pamela.
A média para alugar o mobiliário completo para um apartamento de até 65m² com um dormitório sai, em média, R$ 650. No entanto, o aluguel individual das peças parte de R$ 11/mês.
A curadoria inclui peças-chave de momentos da vida que pedem um mobiliário especial – tais como a maternidade. Segundo a CEO, um exemplo é o berço, um item no qual as mães de primeira viagem querem investir mas que só é efetivamente usado durante cerca de um ano. Assim, a Tuim criou uma parceria com a loja de móveis infantis Ameise Design, escolhendo peças que possam ser o “berço dos sonhos”, acessível por aluguel.
Startup com experiência
Lançada há dois meses, a Tuim atende atualmente apenas em São Paulo, mas tem planos para expandir o alcance para Curitiba e Rio de Janeiro. A startup nasceu dentro da John Richards, empresa que há mais de duas décadas é referência em locação de mobiliário para o mercado corporativo. A Tuim, spin-off da John Richards, veio complementar o atendimento ao nicho residencial e se utiliza da logística e da frota para a entrega dos móveis, que acontece em até sete dias.