Decoração

Nada é previsível na decoração deste restaurante japonês em Floripa

Gazeta do Povo
27/02/2019 23:43
Thumbnail

Decoração repleta de arte é a cara do Noma Sushi, com duas unidades na capital de Santa Catarina. Fotos: Divulgação

Para quem pretende visitar Santa Catarina e passar por Florianópolis, uma experiência que pode surpreende os olhos e o paladar é o Noma Sushi, no Centro da ilha. O local está inserido em uma construção que antes abrigava um antiquário e herdou da antiga ocupação muitos elementos que compõe os ambientes.
A casa segue uma decoração contemporânea industrial, inspirada no estilo street art, em um ambiente descolado e com ares de galeria de arte. Todo o projeto do restaurante é assinado pelas arquitetas Amanda Sayuri e Clara Machado e foi acompanhado nos detalhes pelo empresário e proprietário do empreendimento Ivo Pires.
As obras tomam conta do espaço, desde a entrada até a parte externa. Todas as artes são assinadas por artistas locais de renome, que carregam estilos únicos. As peças trazem as ilustrações gráficas e geométricas do pintor paulistano Julian Gallasch, que escolheu Santa Catarina como casa. O hall de entrada do Noma conta com a arte de Bela Teixeira, artista conhecida por suas pinceladas abstratas com vasta gama de cores. A pintura percorre do piso ao teto e quando colocada sob a luz negra, ilumina a entrada com cores vibrantes.
A descolada faixada da casa e o famoso “beco”, que faz parte do ambiente externo do restaurante, tiveram arte assinada por Paulo Gôvea, carregadas de tendências urbanas. O pintor trouxe referências da cultura popular japonesa, com uma gueixa e pixos que despertam os olhares de quem passa por ali. Na parte dos fundos, ele optou por referências a realidade caótica de Tóquio, com bastante grafite em um estilo mais carregado.
O lado artístico também é muito bem explorado nas louças que compõem os pratos. Os itens são criações da ceramista Lica Takahashi e tem na delicadeza seu principal trunfo. A artista japonesa produziu as peças exclusivamente para o Noma, com processo de produção manual.

Outra unidade

As inspirações artísticas também se estendem na segunda unidade do restaurante, localizado na badalada praia de Jurerê Internacional. A decoração desta unidade é inspirada na tonalidade millennial pink, conhecida pelos tons róseos, que vão desde as cadeiras até o bar. A escolha da matiz vai muito além de uma simples decoração sofisticada, ela remete à uma sensação nostálgica de infância e surge com uma ressignificação do rosa.
Próximo aos banheiros, quem passa pela casa se depara com mais uma obra da artista local Bela Teixeira. A instalação artística “Peacefull Volcano” carrega pinceladas abstratas e que reluzem sob a luz negra.  A parte externa do Noma Jurerê conta com um deck descolado e com pontos de luz que trazem charme ao teto.

LEIA TAMBÉM