De um canto único que vai guardar um mundo de coisas a uma sala espaçosa. São três os tipos de móveis que vão se adequar a sua necessidade: os feitos sob medida, planejados ou que saem prontos de loja para serem montados no espaço. Saiba as diferenças e escolha o seu.
Living com planejado da Todeschini, quarto com marcenaria dos arquitetos Sérgio Valliatti e Luciana Patrão, e escritório com modulares da Lojas KD:



Modulares
Saem prontos da loja para uso. É a opção mais rápida e econômica, mas também mais padronizada. “Dá para combinar as peças como quiser”, aponta a designer de interiores e ambientes visuais Karen Goulart, das Lojas KD. Eles não são precisos e muito espaço pode se perder. Porém, por serem soltos ou possíveis de serem encaixados uns nos outros, podem ser modificados ou levados em possíveis mudanças.


Planejados
É um tipo de sob medida que atende às necessidades de aproveitamento de espaço dentro de medidas padrão de fábrica. “São mais funcionais e versáteis, com vários padrões de acabamento e acessórios”, garante o designer de produto Vinícius Casagrande, da Todeschini. Entre as limitações, não atendem espaços com ângulos curvos e têm pouca mobilidade, pois, no caso de mudanças, terão de ser adaptados novamente.

Marcenaria
Móveis sob medida são mais indicados quando há necessidade de aproveitamento máximo de espaço, como na foto do projeto dos arquitetos Sérgio Valliatti e Luciana Patrão. Segundo o designer de produto Eden Silva, da Mobitec, eles atendem aos espaços curvos, trabalhos mais barrocos na madeira, mas, devido à alta customização, levam mais tempo para ficar prontos e são difíceis de serem reaproveitados.

Serviço | Evviva Bertolini, R. Saldanha Marinho, 1.325, fone (41) 3324-2346. Lojas KD. Mobitec, Av. Getúlio Vargas, 1.377, fone (41) 3233-7500. Valliatti e Tomasi Patrão, R. Belo Horizonte, 434, fone (41) 3342-6861. Todeschini.