Decoração
Do clássico japonês ‘Sonhos’ a ‘O Diabo Veste Prada’, mostra de decoração homenageia sucessos do cinema
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
A Mostra Artefacto 2018 abre as portas em Curitiba nesta sexta-feira (24) com 20 espaços assinados por arquitetos, designers e decoradores de destaque da capital paranaense, e lançamentos inéditos da marca de mobiliário.
Esta edição busca traduzir na decoração e na arquitetura os grandes sucessos do cinema de todos os tempos, indo do clássico Sonhos, do japonês Akira Kurosawa, a O Diabo Veste Prada, do norte-americano David Frankel, trazendo poesia e drama para os ambientes.
A visitação é gratuita e pode ser feita até julho de 2019, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 14h, na Comendador Araújo, 672.
Confira!
Ana Letícia Virmond – Lawrence da Arábia
Numa verdadeira homenagem ao incrível deserto do Saara, o ambiente de Ana Letícia Virmond é inspirado no histórico Lawrence da Arábia. Mergulhada em pesquisa, a arquiteta procurou trazer todas as cores e sensações do deserto, buscou materiais, texturas e tonalidades. Com sutileza e bom gosto, conseguiu transportar para os dias de hoje um ambiente que remete a um passado próximo, mas com traços modernos. O contraste do brilho e veios absurdamente fantásticos do mármore branco Paraná e a opacidade da madeira do revestimento das paredes e teto, transformam o living em uma tenda contemporânea, com grande riqueza de texturas e acabamentos transmitindo ao visitante uma experiência de extrema sensação de bem estar e boas energias.
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André Bertoluci – Wes Anderson
O genial Wes Anderson, conhecido pelos filmes coloridos e detalhados, e uma fotografia sempre impecável, foi a escolha de André Bertoluci para um living simétrico que prova que equilíbrio pode ser uma técnica visual altamente eficiente. Emoldurado por painéis de madeira e mármore branco, o espaço está recheado por um mobiliário contemporâneo, cuidadosamente centralizado e cheio de charme. As cores sólidas em escalas de cinza, preto e ameixa contrastam com obras de arte. Destaque para o quadro “Portait de Basquiat”, do genial Bernard Pras.
Angela Chinasso e Andrea Santos – Sob o Sol da Toscana
A linda região da Toscana, seus campos floridos de girassóis e lavandas, encostas de ciprestes, vales, oliveiras e vinhedos a perder de vista inspiraram Angela Chinasso e Andrea Santos para projetar uma área externa de tirar o fôlego. Tudo ali foi criado para aflorar os sentidos. Seja nas espécies coloridas e aromáticas reunidas em um “piccolo giardino” sob a pérgola para eternizar as emoções, ou no celadon que, além de dar o tom do ambiente e mobiliário, remete às janelas e portas da Toscana e ao verde das folhas de lavandas e oliveiras.
Anna Letycia Loyola – Bonequinha de Luxo
Sonhando em ter uma vida de luxo e riqueza, o ícone Audrey Hepburn vive Holly, uma mulher elegante, excêntrica e divertida. No espaço assinado por Anna Letycia Loyola, a personagem chegou exatamente onde queria. No loft, cheio de referências de arte em todas as paredes, estão tecidos nobres e mobiliário com estilo marcante.
Caroline Andrusko – Grace de Mônaco
Referência não só de beleza, mas de tudo que representou na história da monarquia, a naturalidade da princesa em contraponto com o lado rico em detalhes de adornos luxuosos, instigou Caroline Andrusko a retratar essa essência em um loft clássico, refinado e muito harmônico. A personalidade de Grace Kelly está impressa na naturalidade dos materiais e em cada detalhe do luxo, sem perder a leveza. Um exemplo é a releitura de jóias utilizadas no filme em pontos específicos, como o pendente utilizado, e o desenho geométrico dos painéis muxarabis. Tramas delicadas, tonalidades quentes e a arte ressaltam o requinte da monarquia num contexto atual.
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Cymara e Camila Ebrahim Largura e Jacy Ebrahim – Coco antes de Chanel
Mais do que se inspirar no filme, o trio Cymara e Camila Ebrahim Largura e Jacy Ebrahim, refletiu sobre uma marca que se reinventa ao longo das décadas. Nesse living onde Coco Chanel receberia amigos íntimos, tudo tem ligação com o universo fashion e as características que fizeram da estilista uma grife. Seja na escolha de tecidos que lembram os famosos taillers, na palha austríaca – que forrava as cadeiras dos desfiles com convites disputadíssimos pela sociedade nos anos 50 –, no lustre de rocha vulcânica que está no hotel Ritz em Paris onde Coco residiu por muitos anos ou nas passamanarias vindas diretamente do sul da França, esse espaço é uma enorme referência ao que Chanel representa. A boiserie e o pórtico de entrada do espaço aparecem como elementos neoclássicos, assim como a prataria e o mobiliário curvilíneo.
Daniele Viesser Valente – Invasão de Privacidade
Nesse espaço, tudo remete ao poder, um dos temas centrais do filme. O uso do mármore nas paredes e mesas de centro, o couro e a camurça, os tons de chumbo e verde, traduzem um ambiente masculino, contemporâneo e minimalista. Como boa parte do enredo acontece no interior de uma casa, o living traz a madeira como elemento chave, contrapondo com o mármore branco da lareira. São 70 m² em três ambientes distintos: estar, jantar e home office. Destaque para as prateleiras retro iluminadas em laca metalizada e para a parede ripada cinza, que acomoda todo o sofá em um desenho exclusivo.
Elaine Zanon e Claudia Machado – Casablanca
No imaginário das pessoas, Casablanca figura como uma obra de arte do cinema. Um filme emocionante, sutil, cheio de referências estéticas que, até hoje, causam comoção. Vivido na cidade marroquina de Casablanca, o enredo foi estudado a fundo pelas arquitetas Elaine Zanon e Claudia Machado, que trouxeram o mistério e o impacto para um loft que promete ser inesquecível. Já na entrada do espaço, o painel em aço inox dourado, com partes da estrutura cortada a laser e pintura e acabamento manual, traduz uma atmosfera dramática e com apelo visual.
Esse mesmo acabamento aparece em detalhes do mobiliário e luminárias que, apresentados com tecidos monocromáticos de texturas variadas, criam um movimento sutil. A base em mármore branco, bege e cinza, cheio de veios é combinada com tons mais fechados de camurça no papel de parede e tecidos da roupa de cama. Tudo para tornar o ambiente misterioso.
Eliza Schuchovski – Comer, Rezar, Amar
Em busca de cura e equilíbrio, a personagem do filme Comer, Rezar, Amar foi o ponto de partida para a arquiteta Eliza Schuchovski criar um espaço que retrata a identidade e leveza, traz as cores que caracterizam o gosto pela vida, as artes que representam a espiritualidade e a natureza simbolizando o amor. As cores verde, conhaque e alguns tons de cinza predominam na composição. A fibra e madeira natural trazem o aspecto natural, e estruturas em aço dourado, estão entre os materiais de destaque para elementos da arquitetura.
A arquiteta trouxe desenhos exclusivos para um painel metalizado iluminado e um tapete com formato inusitado. Elementos paramétricos estão presentes e prometem ser tendência para o futuro. “Apostei em soluções interessantes ao aliar o design com a funcionalidade em um ambiente harmônico, porém de forte impacto visual”, afirma Eliza Schuchovski.
Gisele Busmayer e Carolina Reis – Sete Dias com Marylin
Intensa e glamourosa, a superstar Marilyn Monroe permanece até hoje no imaginário de muitos cinéfilos. Mas é na fragilidade da atriz que Gisele Busmayer e Carolina Reis se inspiraram. O quarto com home office e sala de TV tem uma paleta de cores no cobre, rosa e menta. “As formas orgânicas do mobiliário representam essa personalidade versus fragilidade da nossa personagem. A ideia é que o projeto seja reconhecido como um quarto feminino e realmente relacionado com o filme”, contam as profissionais. A cama na cor azul representa a serenidade que Marilyn tanto procurava e nunca conseguiu. A delicadeza e a sensibilidade, que muitos não conheciam, estão impressas nas telas, e a sensualidade aparece no sofá curvilíneo.
Jacqueline Zeni e Bianca Yumi – 007 – Operação Skyfall
O agente James Bond é a referência de Jacqueline Zeni e Bianca Yumi para um living marcante, imponente e com referências cosmopolitas. A estética masculina flerta com acabamentos e formas sensuais como o veludo, o couro e os metalizados. Todos os revestimentos e cores foram pensados para enfatizar o ar de mistério, a masculinidade e a força do personagem. As paredes recobertas por painéis amadeirados em tom escuro enobrecem e dão o ar imponente ao ambiente que, combinado com o mármore cinza com rajados brancos e acabamento escovado reforça a ideia de brutalidade.
O espelho fumê valoriza os demais materiais e traz amplitude. A instalação que paira sobre o ambiente – uma malha metalizada que produz sombras, sem formas definidas – foi escolhida para evidenciar a atmosfera misteriosa que envolve e confunde o observador. “A penumbra gerada é elegante, enigmática e atraente, assim como o personagem”, completam as profissionais.
Jayme Bernardo e Glei Tomazi – O Carteiro e o Poeta
Sensível e com uma fotografia de tirar o fôlego, o “Il Postino” (título original do filme O Carteiro e o Poeta) retrata paisagens deslumbrantes do sul da Itália. As cores, as texturas dos materiais e a cultura local foram os pontos de partida para projetar um living confortável, moderno e com muita personalidade. Seguindo esse tema, Jayme Bernardo e Glei Tomazi escolheram acabamentos claros, quase brancos, junto com uma decoração sóbria e uma seleção caprichada de objetos que completam o conceito. Um grande diferencial para este espaço é a integração com o paisagismo. “São três faces envidraçadas, abertas para o jardim. Fizemos, então, um painel com prateleiras para criar o efeito de pano de fundo e acomodar os objetos”, contam os profissionais.
Javier Godino – Sonhos (Akira Kurosawa)
Uma recente viagem ao Japão despertou em Javier Godino um novo olhar, admiração e curiosidade por uma cultura que ele considera única e muito rica. Por isso, a escolha por Sonhos, filme icônico de Akira Kurosawa, acabou se tornando um caminho natural. “São oito pequenas histórias, que trazem muito da cultura japonesa e suas peculiaridades. Eles respeitam as tradições e o passado e são, ao mesmo tempo, atuais e futuristas”, conta o arquiteto, que criou um espaço com atmosfera sensorial numa fusão de elementos que homenageia o que o Japão sabe fazer de melhor: despertar sentimentos. Num espaço minimalista, Godino consegue surpreender no uso de cores e elementos que causam grande impacto visual.
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Jocymara Nicolau e Andrea Posonski – Missão Impossível: Protocolo Fantasma
A modernidade do Hotel Armani, em Dubai, uma das locações do filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma é a marca da proposta de Jocymara Nicolau e Andrea Posonski para este loft. A inspiração foi produzir um ambiente clean, em tons de cinza, fendi e branco, onde a ideia do cheio e vazio aparece em alguns pontos, provocado por uma transparência e ilusão de ótica.
Juliana Meda – Como água para Chocolate
Paixão e intensidade. Características profissionais e presentes no filme escolhido pela arquiteta Juliana Meda para uma área gourmet de tirar o fôlego. Em Como água para Chocolate, o poder da comida na hora de revelar sentimentos é traduzido de forma brilhante, numa clara demonstração do que as reuniões em volta da mesa significam. “É na mesa de refeições que somos amados, ou odiados (risos). É onde conversamos, trocamos amor, falamos da vida, nos relacionamos. Fazia todo sentido colocar minha intensa paixão pela arquitetura expressa numa área onde as pessoas serão recebidas para conviver e se divertir”, conta a arquiteta.
Já na entrada, o living dá a sensação de amplitude, recurso conquistado por meio da generosa iluminação natural. O grande jardim, com estrutura de vidro, acomoda uma área gourmet integrada com a adega e o espaço de café. O mobiliário confortável, suave ao toque e lindo para os olhos tem a intenção de despertar lembranças e sentimentos.
Margit Soares – O Diabo Veste Prada
Um escritório poderoso, cheio de personalidade e bom gosto. Para Margit Soares, certamente esse seria o local de trabalho de Miranda Priestly, personagem de Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada. Em seu projeto, Margit deu nova cara ao espaço, numa releitura contemporânea, com muitas obras de arte e mobiliário cheio de design. Na paleta de cores, os super elegantes cinza e blush.
Priscilla Müller – Vicky Cristina Barcelona
“No sé lo que quiero, sólo sé lo que no quiero” Com essa frase Priscilla Muller intitula seu ambiente, uma grande homenagem a Barcelona, cidade cheia de riquezas arquitetônicas. No projeto, a arquiteta integrou ambientes e trouxe muita luz natural para um espaço de convivência onde o living e o gourmet transitam juntos e integrados. O conforto visual, a amplitude e harmonia de cores neutras – destacadas na madeira natural clara, o acabamento em couro, metais e linho – dão ao espaço o ar contemporâneo, uma característica inegável de Priscilla.
Samara Barbosa – The Post
Embora remeta ao passado do veículo The Washington Post e um escândalo político da década de 70, o filme escolhido por Samara Barbosa discute questões importantes e atuais, como a liberdade de imprensa e o empoderamento feminino. E é no retrato de uma mulher imponente, dona de um dos maiores jornais do mundo que a arquiteta se inspirou. O grande living de quase 50 m² é predominantemente branco, clean e contemporâneo. O piso de mármore Branco Paraná Calacata Ouro, é também usado na parede, que ganha prateleiras de aço inox. O mobiliário, todo branco, tem diferentes texturas.
Suelen Parizotto – Sex and The City
A arquiteta mais jovem dessa edição da Mostra se inspira no leve e icônico Sex and The City – cuja série completa 20 anos – com um living em homenagem ao culto e bem-sucedido Mr. Big (interpretado por Chris Noth). “Minha inspiração remete a parte culta do enredo, com muito jazz, coleção de arte, relógios, bom gosto. Um espaço feito para um empresário culto e atemporal da grande Nova York”, conta Suelen, que apresenta tons masculinos no mobiliário, como o marrom cacau, o azul noite – cores inéditas lançamentos da Artefacto – o cinza e o chumbo.
A modernidade e a elegância estão impressas na mistura de aço inox, com veludo, camurça natural e mármore. As obras de arte estão em um espaço especial para que fiquem expostas destacando essa grande paixão do personagem. A boiserie em aço dá o tom contemporâneo e a lareira feita em mármore Gris Armani traz sofisticação. Todas as paredes são revestidas em MDF areia e uma das paredes com vegetação natural, num contraste para surpreender.
Viviane Loyola – Meia Noite em Paris
A passagem do tempo, marca registrada do filme Meia Noite em Paris, foi o ponto de partida para Viviane Loyola projetar um espaço que mistura nobreza com detalhes contemporâneos. Assim como no filme, onde os ambientes mudam de lugar, a arquiteta fez um ambiente que pode ter diversos usos. A época antiga é retratada no painel de mármore travertino e em tecidos nobres. O contraponto moderno fica explícito no mobiliário solto e na marcenaria com linhas retas. O resultado é um espaço integrado – quarto e sala de jantar – próprio para as necessidades dos dias atuais.