Decoração
Três formas de decorar a mesa de centro e valorizar a sala

Mesas de centro são peças chave na decoração da sala. Mas precisam ser bem adornadas. Na foto, ambientação de Jayme Bernardo. Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
Útil mas também decorativa, a mesa de centro tem lugar essencial na sala. Escolher peças marcantes e considerar o contexto do ambiente onde ela está inserida são os segredos para montar uma composição interessante.
A seguir, confira três sugestões inspiradoras para dar um toque especial a esse tipo de peça:
Contemporânea – Por Anna Letycia Loyola

“A decoração da mesa de centro gira em torno do contexto à sua volta. Tudo depende do ambiente, se ele é clássico, moderno, descolado”, explica a arquiteta Anna Letycia Loyola. Neste caso, ela optou pela mesa de vidro “Um”, com design da Lattoog, que dá leveza à sala. “A ideia foi usá-la de uma forma que ela aparecesse, mesmo sendo minimalista”, explica.
Com o piso de madeira e a transparência da mesa, a escolha foi por não usar tapete. “Assim, tanto a mesa quanto o bonito piso se sobressaem”, ensina. Para quebrar os tons sóbrios, a ideia foi pontuar algumas cores na decoração, como o objeto vermelho em acrílico e a banqueta.
A bandeja, além de decorar, protege a mesa de riscos e pode servir de apoio a copos. O livro de viagem dá o toque pessoal. “É legal usar objetos que tenham significado para as pessoas”, completa.
Atemporal – Por Jayme Bernardo

Na decoração do arquiteto Jayme Bernardo, a estrela é a mesa “ZZ”, que leva esse nome devido às várias réguas de madeira maciça dispostas de forma intercalada, que formam o desenho de “Z” na parte inferior do móvel.
Para criar a decoração, foram considerados outros elementos do ambiente. A tela foi a base da inspiração. “Fizemos a composição em harmonia com os tons da própria tela”, frisa. O vaso de vidro com orquídeas, a escultura em madeira fossilizada, a cadeirinha
de madeira, a caixa de couro e os vasinhos de cerâmica brancos acompanham o tom atemporal.
de madeira, a caixa de couro e os vasinhos de cerâmica brancos acompanham o tom atemporal.
O conjunto foi pensado para ter harmonia e equilíbrio, para que o ponto maior de atenção fosse justamente a mesa. Até o tapete, em cor clara, foi usado como truque para dar destaque ao móvel. “Em cima dessa base clara a mesa ficou ainda mais em evidência”, diz.
Revival – Por Claudia Caramori

A arquiteta Claudia Caramori buscou no passado inspiração para criar esta composição. A mesa, que lembra muito o design dos anos 1970 é um revival daquela década. “Utilizei peças que remetem àquela época, como os vasos dourados, que fazem um contraponto à madeira escura”, pontua.
Além da estética, o que salta aos olhos neste conjunto é a funcionalidade. O local embaixo do tampo é uma vantagem na otimização do espaço. “É interessante deixar parte da superfície da mesa livre para que possa ser usada como forma de apoio”, orienta.
A surpresa fica por conta do compartimento de madeira usado como bolso, charmoso e multiuso. “É um espaço super curinga, pois pode ser usado para guardar revistas, controle-remoto ou até mesmo como bar”, sugere.
A decoração ainda conta com vaso de vidro, que dá leveza, equilíbrio volumétrico e verde — graças à folha de Adão — à composição, e o pincel chinês, usado para limpar o pó e dar um toque étnico ao cenário.
SERVIÇO
Kraft Home Store, Avenida Batel, 1.114, (41) 3233-4134. Jayme Bernardo Arquitetura e Design, Avenida Batel, 1.230 BTC cj 911, (41) 3342-3650. Anna Letycia Loyola Arquitetura, Avenida N. Sra. da Luz, 230, (41) 9947-2649. Claudia Caramori Arquitetura, Rua Sete de Setembro, 139 Sala 01/ Caçador-SC, (49) 3567 0466.