Decoração

Você sabe a diferença entre MDF e MDP?

Gazeta do Povo
04/02/2016 17:03
Thumbnail

Mobiliário de dormitório feito sob medida. Imagem: Todeschini/Divulgação.

O uso de matérias-primas que não agridam o meio ambiente é uma preocupação cada vez mais comum. Entre as lojas e fabricantes de mobiliário planejado, existem duas alternativas à madeira natural que têm aparecido na confecção dos móveis: o MDF e o MDP.
Os dois materiais utilizam fibras de madeira comprimidos. Mas, para saber a diferença entre os dois e qual deles se adequa melhor aos móveis planejados da sua casa, confira as dicas a seguir:
MDF (Medium Density Fiberboard)
O MDF, cuja tradução livre seria “placa de fibra de madeira de média densidade”, é produzida com fibras de toras de pinus ou eucaliptos comprimidos. O material apresenta baixa porosidade e garante maior resistência a ferramentas de corte.
De acordo com a fabricante de mobiliário planejado Todeschini, o MDF é indicado para uso em peças retas e curvas, usinagens como cantos arredondados ou puxadores tipo cava. É ideal também para acabamento como molduras e perfis e peças de baixo relevo e entalhes.
Foto: Todeschini/Divulgação.
Foto: Todeschini/Divulgação.
MDP (Medium Density Particleboard)
O MDP, que na tradução seria “painel de partículas de média intensidade”, é produzido em três camadas. São duas finas nas laterais e uma mais grossa no miolo. Por causa dessa composição, o produto ganha mais resistência ao empenamento e à colocação e remoção de parafusos, sem contar que é um material bem leve. “É perfeito para projetos de linha reta/plana como caixas, prateleiras lineares e portas, que não tenham cortes ou marcações de baixo relevo”, explica a fabricante DellAno.
Toda a tecnologia usada para a prensagem das chapas de MDP faz com que o mateiral seja muito superior ao antigo aglomerado, que é um produto de baixa qualidade e não é indicado para produção de móveis. O MDP pode ser utilizado perfeitamente para portas de correr, em ambientes com alto índice de umidade como cozinhas e banheiros, e peças com carga de peso, como prateleiras.