Decoração
Detalhes em ouro e outras 3 tendências de decoração da maior feira de design de Paris
Linha da Noom homenageia Bauhaus. Foto: Reprodução/ Instagram
A estética futurista e as cores fortes e com pegada retrô vieram para ficar em 2020. Depois da Imm Cologne, foi a vez da Maison&Objet (M&O) fazer sua contribuição para firmar estas tendências no universo da decoração para este ano. A feira realizada em Paris, na França, começou na última sexta-feira (17) e termina nesta terça (21), com a presença de mais de duas mil marcas expositoras.
Um dos nomes que notadamente adotou a linguagem futurista é o do profissional escolhido como designer do ano na M&O, o chipriano Michael Anastassiades. Reconhecido por seu trabalho com iluminação, ele mescla formas e volumes para criar uma linguagem muito característica em suas obras, muitas das quais apontam para o futuro do pretérito.
Esta estética inspirada em temas como a corrida espacial não está presente somente na iluminação, mas também nos ambientes, mobiliário e objetos de decoração exibidos nos 11 salões da mostra.
Linhas curvas e fluidas em peças monocromáticas, ideais para criar composições de tom sobre tom ou compor com cores complementares, aparecem entre os destaques da M&O. Peças como a Cadeira The Odisseia, da Dooq, que incorpora a era da exploração espacial, são exemplos desta tendência.
Bauhaus inspiration
A presença do saudosismo no evento parisiense também aparece nas peças que homenageiam a escola Bauhaus pelo seu centenário, celebrado em 2019. Entre os itens que ilustram esta tendência está a linha da ucraniana Noom, assinada pela designer Kateryna Sokolova,que usa a praticidade das linhas geométricas para fazer uma releitura confortável das peças duras da escola alemã.
As peças de Elena Salmistraro para a Houtique, como a mesinha de café Chicchera, também são exemplos de trabalhos que têm inspiração na Bauhaus em cores cheias de vida.
Formas disformes
Nem tudo é sobriedade e geometria nesta Maison&Objet. Nos objetos de decoração, peças desconstruídas também têm vez. Designers e marcas internacionais mais uma vez abraçaram uma linguagem assumidamente artesanal, incorporando elementos assimétricos que honram a tradição de uma arte que se distancia do industrial.
Peças em palha, resina e cerâmica carregam essa tendência, presente em novidades como os jogos de jantar da empresa sueca de design de interiores Olsson & Jensen, e nos itens decorativos da italiana Paola Paronetto.
Ouro em detalhes
Ano vai, ano vem, o dourado consegue sempre voltar e se reinventar na decoração. Depois de um período em que esteve menos em voga, ele retorna com tudo em 2020, aparecendo na forma de linhas finas e discretas em peças repletas de elegância.
Especialmente na categoria (Re)Generation, marcas como a Urban Nature Culture, de Amsterdam, e a francesa Concept Verre trazem esta tonalidade brilhante nas arestas e cabos, incorporando também o dourado fosco em peças inteiras, neste caso de forma discreta.
*Especial para Haus