Práticas, bonitas e protetoras, as persianas são importantes para garantir privacidade e proteger móveis. “Elas suavizam a incidência solar e garantem o isolamento térmico, sem falar que mantêm a privacidade, minimizam ruídos externos e são mais higiênicas que as cortinas convencionais”, reforça a arquiteta Luciana Baggio.
E o que não falta é diversidade de materiais para persianas, que podem ser horizontais ou verticais. “Alumínio, fibras de vidro com revestimento de PVC, madeira e tecidos são os principais itens empregados na fabricação dos produtos”, explica a gestora da Uniflex Persianas, Rosely Ravanholi. “Independente do material, a eficiência é a mesma. Por isso, a escolha vai depender do gosto do cliente e da decoração”, completa.
E embora não exista uma regra geral de quando usar persianas horizontais ou verticais, as arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, da NP Arquitetura, ressaltam que muitos preferem as horizontais. “O principal atrativo é que elas bloqueiam a luz e podem ser reguladas de acordo com a inclinação do sol”, justificam as arquitetas. Vale lembrar que se as lâminas (aletas) são horizontais, o recolhimento é do tipo rolô, quando a persiana se enrola; já quando elas são verticais, a abertura é semelhante ao de uma cortina convencional.
Além dessas opções, também há alternativas para o controle das persianas, que pode ser manual ou automatizado, por painel ou controle remoto. “Toda persiana pode ser automatizada. É uma questão de gosto. Porém, se a persiana for bastante pesada e difícil de recolher, como quando a peça tem pelo menos 3 metros de altura, a motorização torna-se bastante indicada”, salienta a gestora da Monreale Persianas, Eliane Baptista.
Serviço
Monreale Persianas, (41) 3323-4100 e www.monrealepersianas.com.br.
NP Arquitetura, (41) 3324-8592 e www.arquitetosemcuritiba.com.br/np.
Studio Luciana Baggio, (41) 3071-0918 e www.lucianabaggio.com.br.
Uniflex Persianas, (41) 3079-7272 e www.uniflex.com.br.
