Decoração com referência
Decoração
Loft de 53m² une obras de arte, móveis garimpados e memórias de viagens

Projeto do Studio Architetonika Nomad trabalhou com referências afetivas no loft de 53 m² | Eduardo Macarios / Divulgação
“O apartamento é um exercício criativo constante. Tudo dentro dele é mutável, o que é muito instigante.” Essa declaração é do arquiteto Renan Mutao, que além de ser um dos responsáveis pelo design de interiores deste loft de 53 m² é também um dos moradores.

O projeto é assinado por Renan em parceria com Ary Polis, ambos responsáveis pelo Studio Architetonika Nomad. Renan explica que o novo loft é fruto de uma decisão: morar em um espaço menor, sem abrir mão das referências de moradia, do conforto e de morar em um bairro boêmio e jovem.
Boa parte das decisões no projeto partiram do fato de o loft ser uma unidade em um edifício moderno, que teve a planta organizada em linhas retas e formas simétricas, além do uso de materiais como concreto, madeira e vidro, características que marcaram a decisão do casal em acomodar ali seu universo particular.

Logo na entrada, uma grande parede composta por dezenas de obras de arte chama a atenção, em um acervo plural e despretensioso, sem se prender a nomenclaturas ou estilos. A ordenação criativa de volumes e formas resulta em um ambiente capaz de estimular os olhos de quem o visita, passando por cada detalhe.

No acervo, objetos trazidos de viagens em uma curadoria que ajuda a manter vivas memórias especiais. “São peças que vêm sendo colecionadas ao longo da vida. Tudo o que está no espaço é um compilado da nossa história. Então fizemos a distribuição e harmonização de tudo.”

O living se integra à sacada com jardim, tornando-se ideal para receber amigos e apreciar o verde que faz parte dos fundos do edifício. Uma poltrona clássica de espaldar alto e estilo desconstruído acrescenta um tom elegante e imponente, auxiliando a separar o espaço de dormir.

Na área íntima, o astral colorido continua. Sobre a cama, uma combinação de almofadas com diversas cores, tecidos bordados e franjas reafirmam a personalidade do projeto. A grande janela de vidro, que permeia toda a lateral do loft, convida o sol a entrar no local.

“Uma das poucas alterações de layout foi a inclusão do home office, feito em um nicho revestido em lâminas de madeira louro preto onde antes era prevista a televisão. Uma solução que agregou praticidade e aqueceu o ambiente”, explica Renan.

A área da cozinha preza pela praticidade e garante que os moradores possam receber amigos e promover jantares com conforto e tendo a integração do espaço como um grande trunfo.

A iluminação também partiu de algo já previsto no projeto arquitetônico. Todas as unidades têm um esquema de spots em trilhos e, para completar o projeto luminotécnico, destacar obras e dar um ar intimista, foram usados oito abajures em pontos estratégicos.