Decoração
Lar para crianças em Curitiba recebe reforma e decoração de projeto social

Profissionais de arquitetura, paisagismo e design se envolvem no projeto Mueller Ecodesign Social que entrega uma reforma para o Lar Infantil Sol Amigo em Curitiba. Na foto, a sala de jantar com projeto de Beth Egas. Foto: divulgação | Kelly Knevels
O Lar Infantil Sol Amigo, localizado no São Braz em Curitiba, atende cerca de 30 crianças e jovens desabrigados entre zero e 18 anos. A instituição, seus assistidos e voluntários, terão um fim de ano com um motivo extra para comemorar. A casa acaba de receber uma reforma completa, promovida pelo projeto Mueller Ecodesign Social.

Este ano estiveram envolvidos 64 profissionais entre arquitetos, paisagistas e designers, de 34 escritórios. O objetivo foi renovar e aprimorar a infraestrutura local da instituição, que foi escolhida com votação popular promovida pelo shopping em março de 2018. No início de 2019 o projeto deve inaugurar exposição fotográfica mostrando todos os passos da transformação.
Na edição deste ano, o projeto aumentou, sendo três casas em um único terreno, além do espaço da área comum. “Em cada casa mora uma família social. Acredito que a compatibilização dos três projetos mais a área comum com três famílias foi o maior desafio”, afirma a coordenadora técnica do Mueller Ecodesign Social, Rose Guazzi.
O projeto
O Mueller Ecodesign Social atendeu, a partir de 2014, os projetos Casa do Piá 1; Casa das Meninas do Novo Mundo; reformou o Portal do Futuro do Bairro Novo; no ano passado revitalizou o Lar Batista Esperança e, este ano, chegou ao Lar Sol Amigo.
Confira o antes e depois de alguns ambientes
Quarto das meninas, por Helaine Goes Pinterich


Quarto de meninos, por Olga Bergamini e Karin Neitzke


Quarto dos adolescentes, por Clarice Volpi e Simone Volpi Zoller


Sala de jantar, por Beth Egas


Sala da psicologia, por Liamara Zardo Selbach e Leandra de Conto


Sala Multiuso da Administração, por Sandro Percicotti, Andréa Benthien e Silvia Ferreira

