Decoração
Decoração
Integração dos ambientes e detalhes turquesa definem reforma de apartamento de 120 m²

Integração total na área social: num só olhar é possível enxergar home theater, living e o bufê da sala de jantar. Piso de madeira unificou os espaços. | Thiago Travesso / Divulgação
Recém-chegados a São Paulo, o jovem casal carioca queria imprimir uma nova cara ao apartamento de 120 m². “Solteira, a antiga moradora tinha outro estilo e diferentes necessidades. Já a nova família desejava algo mais aconchegante, mas sem perder a característica jovial do apartamento”, aponta a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, à frente do Figa Arquitetura, escritório responsável pelo projeto de interiores do imóvel.

Entre as primeiras alterações, que já garantiram uma atmosfera moderna ao apartamento, estão o assentamento do piso de madeira sobre o cimento queimado, que adicionou um toque acolhedor. Houve, ainda, mudança no layout, tornando os ambientes sociais mais integrados.
Assim, a sala de jantar se conectou à cozinha e ao living contíguo ao home theater. “Deixar o mínimo de paredes e repetir os acabamentos resultou em amplitude visual. Buscamos criar ambientes jovens, confortáveis e funcionais. Queríamos que cada canto fosse muito bem aproveitado, por isso desenhamos cada móvel, conforme o uso da família”, explica a profissional.

Para a decoração, a escolha foi o uso da madeira freijó, bem como toques de turquesa, nuance muita apreciada pelos clientes. Equilibrado com a base neutra, com tons de cinza e madeira, esse colorido aparece em poltronas, móveis e objetos.

“Usamos um tapete listrado no living e um modelo com toques de cor na sala de TV, isso deu aconchego e ainda mais alegria aos ambientes”, avalia a arquiteta. Na sala de TV, o grande destaque é o painel de madeira, com nichos e iluminação indireta. “É um recurso interessante na decoração, uma vez que é visto de imediato por quem entra no apartamento. Assim, os objetos que preenchem os nichos contam um pouco dos gostos e hobbies do casal”, frisa Roberta.

Inteiramente reformada, a suíte teve apenas o armário embutido preservado. O quarto, porém, virou de solteiro para um ambiente de casal, tendo que se adaptar aos novos usos. “Propusemos uma cabeceira estofada com iluminação indireta, criando um cenário aconchegante. Também projetamos uma penteadeira para a nossa cliente, que sonhava com um espaço para se arrumar e guardar maquiagens e acessórios”, explica a arquiteta Roberta.

Veja outras fotos do projeto



