Depois que os filhos cresceram, a casa ficou grande demais. O casal, que sempre teve uma vida social ativa, saiu em busca de um lugar mais seguro, que mantivesse, no entanto, a amplitude e todo o aconchego de uma casa. Eles se mudaram para um apartamento no Itaim Bibi, em São Paulo, e reformaram tudo: as quatro suítes viraram apenas duas e o imóvel ficou mais confortável para que o casal, que tem sete netos, pudesse receber toda a família.
A designer de interiores Bia Hajnal integrou vários ambientes. Varanda e living viraram um só espaço e sala de jantar e cozinha também sofreram alterações. A ligação entre esses dois ambientes é feita por uma porta de correr para momentos em que o casal recebe pessoas para jantares e eventos. Com o acompanhamento de perto dos clientes, a obra demorou cerca de sete meses para ficar pronta.
LEIA MAIS
Sala de jantar
O espaço, que é integrado com a sala de estar e também com a cozinha, tem uma ampla mesa para dez lugares. A composição despojada das cadeiras e bancos está aliada ao tapete clássico do espaço, deixando o ambiente moderno.
Suíte do casal
A suíte foi integrada a um antigo banheiro, deixando o dormitório maior. Boa parte dos móveis têm grande valor sentimental: alguns são herança de família e outros são peças desenhadas por Fulvio Nanni – um dos pioneiros do design brasileiro. No closet, os armários planejados da Moss para Casa são neutros e com textura nas portas.
Lavanderia
O espaço foi todo projetado para receber máquinas de grande capacidade, ferro de passar de lavanderia industrial e tábua de passar em pedra feita sob medida.
Espaço das crianças
O dormitório foi criado para que os sete netos do casal tivessem um lugar especial para brincar no apartamento. Dois quartos foram unidos para criar uma grande brinquedoteca. Uma porta dobrável foi instalada para criar ainda mais integração com a área de estar.
Sala de estar
O ambiente recebeu piso de mármore travertino romano. O forro foi rebaixado em diferentes alturas para abrigar a tubulação do ar-condicionado. O mobiliário foi todo aproveitado da casa antiga, com diferentes texturas nos tecidos dos estofados e tapetes. Obras de arte e móveis de design são destaque.
Cozinha
Bancada feita em Corian Glacier White e detalhe em madeira Teca compõe com os eletrodomésticos em aço inox, trazendo o estilo contemporâneo da casa para dentro da cozinha.
Fotos: Eder Bruscagin/Divulgação
PERFIL
Bia Hajnal é formada em arquitetura pela Universidade Anhembi Morumbi e estudou design pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). A arquiteta e designer trabalha há mais de dez anos desenvolvendo projetos de interiores residenciais e corporativos. Bia também tem experiência no desenvolvimento e produção de peças de design, como móveis e utensílios, além de instalações feitas com materiais recicláveis.