Decoração
Inspire-se nestes projetos para compor uma parede com nichos de diferentes formatos

Foto: Divulgação
Ornamentar os ambientes com peças que também oferecem funcionalidade. Fundamentalmente decorativos, os nichos oferecem a possibilidade de organizar os espaços e guardar determinados objetos de porte menor, ao mesmo tempo em que trazem personalidade para os espaços.
Mas, em quais situações os nichos de parede são mesmo a melhor opção e como compor adequadamente um ambiente utilizando estes elementos sem sobrecarregar a superfície? Pode combinar diferentes formatos em um único espaço?
A dica principal dos arquitetos para utilizar estas peças na decoração sem sobrecarregar ou poluir demais os ambientes é pensar, primeiro, no uso que será atribuído a eles. “Os nichos são ótimas opções para substituir uma estante, mas temos que tomar muito cuidado com a funcionalidade dele. A primeira dica é pensar o que precisa guardar nesses nichos para definir sua largura, altura e profundidade e desenhar estes nichos de acordo com a necessidade”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Neste sentido, as opções quadradas e retangulares são as mais práticas, se o objetivo é fazer função de estante e guardar itens – como livros e brinquedos, por exemplo. Mas também é preciso encontrar versões hexagonais, redondas ou com formas irregulares.

Estas, por sua vez, são ideais para criar composições divertidas e lúdicas. “Podemos também brincar com a produção desses nichos e misturar formatos, cores e medidas diferentes”, completa Cristiane.

Para a arquiteta Karina Korn, não é difícil criar uma boa composição para nichos. “Tudo vai depender para o que eles serão usados e onde serão instalados. Eu sempre digo que um bom olho e o bom senso são determinantes na hora de fazer qualquer composição”, opina.

Segundo ela, existem alguns cômodos da casa nos quais os nichos se adaptam melhor. “Quartos de criança, adolescentes e ambientes modernos podem ficar incríveis com cores, formatos e materiais variados. A distribuição “sem disposição definida” é ótima para ambientes descolados”, opina.

Mas nem só nos mais despojados é possível aplicar este recurso. “Para os clássicos, as madeiras são uma boa dica. Usá-los de uma maneira ordenada na parede, com alguma simetria, também traz uma leitura mais clássica. Iluminar esses nichos é outra dica para deixar o visual descolado, e para os clássicos, dá um toque chique na decoração”.
