Decoração
Inspire-se: projeto transforma depósito em espaço gourmet

Deck externo intregrado ao espaço gourmet. Fotos: Natasha Bagatoli
Receber os amigos em um espaço gourmet convidativo, com conforto e praticidade, foi tudo o que um jovem casal curitibano pediu ao arquiteto Giancarlo Rocco para o projeto do sobrado de 225m² escolhido para morar em Curitiba. Para atender ao pedido do casal, foram realizadas mudanças estruturais na residência que transformaram o subsolo no ambiente preferido da casa.
O conceito do projeto, executado pela Evoque Ambientes Personalizados, alterou boa parte do layout do sobrado e buscou aliar custo e benefício para os jovens recém-casados, sem abrir mão do conforto e da sofisticação. O foco ficou em quatro ambientes: o espaço gourmet, localizado no subsolo, o home office, sala de estar e a suíte do casal.
No espaço gourmet, houve a integração entre o ambiente interno e o deque externo, com churrasqueira, uma vez que o casal gosta de cozinhar e receber amigos. “A mesa, em mármore Travertino, é um dos destaques e se estende pelo ambiente como se fosse uma extensão da bancada em frente ao fogão. No deque, há um teto de vidro retrátil, o qual permite maior flexibilidade para a utilização da área. Tons de madeira, marrom, bege e caramelo foram utilizados para maior aconchego”, explica Giancarlo.

O primeiro andar acomoda a sala de estar/home theater e o home office da jornalista, que trabalha em casa. Os espaços foram projetados para serem independentes entre si. O escritório, funcional, permite também que ela receba os clientes formalmente. “Para a decoração, optamos pela neutralidade, que pode ser observada na laminação do mobiliário. O home theater, um espaço acolhedor e íntimo do casal, que gosta de assistir filmes, abriga um móvel escuro, para criar um clima aconchegante”, complementa o arquiteto.

A suíte do casal, instalada no segundo andar, foi elaborada tendo um dos armários com portas de correr em vidro espelhado, cabeceira acolchoada e espelhos acima, fechando a parede, para dar amplitude ao ambiente. O closet é aberto e divide espaço com a penteadeira para maquiagem. “Optamos pela ausência de portas porque a cliente gosta de organização e de visualizar tudo ao mesmo tempo para facilitar a escolha de roupas e acessórios. Por isso fizemos também uma bancada para maquiagens e acessórios, com iluminação embutida e gavetas com espaços definido.”, complementa Giancarlo. Os tons neutros predominam em todo o dormitório e closet, com lâminas lembrando linho.
