Decoração
Décor gringa: estilo industrial com peças retrô

Ambiente com cimento aparente no piso e na parede, portas de madeira reaproveitada e cinza como cor predominante. A luminária retrô suspensa com cúpula de metal remete à iluminação das antigas fábricas e dá o contraste com o mobiliário moderno. Foto: Maisons du Monde.
O estilo industrial na decoração veio para ficar. Desde sua concepção nos Estados Unidos e o boom dos anos 1950 que transformou galpões em lares, a proposta dessa corrente é maximizar a funcionalidade. Com isso, as paredes perdem sua função e os ambientes integrados são favorecidos.
Os elementos que marcam essa corrente são tijolos, tubulações, fiações e concreto aparentes. O cinza é a cor dominante desses projetos, mas ele vem acompanhado de cores vivas ou tons frios na decoração, inclusive na pintura dos canos e fiações.
A melhor combinação acontece com objetos vintage. Aqueles itens que parecem saídos da casa da avó, como cadeiras antigas, baús e luminárias, dão um contraste interessante entre o visual moderno e os móveis antigos. Resultado: charme e personalidade ao ambiente. As fotos fazem parte do catálogo da loja francesa Maisons du Monde.
Veja algumas sugestões para inspirar.




