Ao longo das décadas
Decoração
Incepa completa 70 anos com espaço que relembra os maiores sucessos de revestimentos da marca; veja a linha do tempo
Incepa completa 70 anos com espaço que retrata os revestimentos e tendências registradas na arquitetura e decoração ao longo das décadas | Gustavo Queiroz
Presente nos lares brasileiros desde 1950, a Incepa, marca icônica de revestimentos, completa 70 anos. A companhia, que pertencente à Roca Brasil Cerámica, do grupo mexicano Lamosa, acaba de inaugurar em seu showroom, dentro do parque industrial de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, um espaço chamado Casa Incepa. É um mini museu que resgata toda a história dos principais produtos ao longo das décadas e como as residências eram vivenciadas.
Tudo isso por meio de ambientes instagramáveis. HAUS foi convidada para conhecer a nova área lúdica durante um tour para imprensa e influenciadores digitais na última sexta-feira (6). O espaço cenográfico de 100 m² foi desenvolvido pelo arquiteto Carlos Bianco, da Arquitecto - Arquitetos Associados.
Pedra fundamental para a criação de um futuro Museu do Revestimento, a Casa Incepa resgata ainda fotos e documentos históricos da Incepa. Ao todo, são sete ambientes que transportam os visitantes para outras décadas.
Relembre o que foi sucesso na história da marca!
1950
O azulejo branco foi o primeiro a ser produzido, mas no final da década de 1950 a Incepa já fabricava azulejos coloridos. Todos em tom pastel, que variavam de verde a amarelo, de rosa a azul. Também no final dessa década, passou a predominar a combinação de cores de acessórios, como saboneteiras e porta papel higiênico, com pias, bacias, bidês e banheiras. A utilização de revestimentos era mais comum em banheiros.
1960
A marca traz opções ainda mais alegres e vibrantes para os azulejos, quebrando a tradição de sobriedade. No final da década de 1960, inicia a produção de peças decoradas à mão que se tornaram destaques por seus relevos, como o Atlântico Azul, que permaneceu em linha por quase 30 anos. É nessa década também que o azulejo sai do banheiro e invade as cozinhas.
1970
Na década de 1970, revestimentos decorados formavam grandes painéis em áreas que iam também além da cozinha e banheiros, como lavanderias, copas e salas de jantar, combinando com o show colorido e de estampas do período, que dominavam cortinas, almofadas, eletrodomésticos e até luminárias.
1980
Foi em 1980 que o banheiro completo ganhou status com azulejos de grife e design assinado pelo estilista italiano Valentino. É a vez do exagero do pós moderno. Nos revestimentos, desenhos geométricos e florais dominavam e não eram usados somente nas cozinhas, mas também em todo o banheiro. No lugar dos coloridos, aparece com força a preferência por cores mais fechadas e detalhes dourados que combinassem com os metais. A porcelana escura era regra.
1990
O revestimento cerâmico passa a ser usado na casa toda, tanto em pisos como em paredes. Embora a década seja a responsável por trazer gênios da música pop e séries amadas até hoje, na decoração não é unânime. O estilo toscano, babados e paredes cheias de decoração marcaram a década.
2000
As inovações tecnológicas da virada do milênio permitiram criar revestimentos antideslizantes para áreas externas, reproduzindo madeiras e pedras, além de porcelanatos para áreas internas de piscinas. A década ganha contornos mais clean.
2010
Os novos pisos permitiram integrar áreas com diferentes necessidades. É o período alto das plantas abertas. Pisos com a mesma aparência e acabamentos diferentes: polido, acetinado e antideslizante. Linhas retas e contemporâneas ganham destaque e um visual monocromático. A construção dos espaços não sofreu maiores mudanças, mas uma profusão de estilos e tendências tomou conta: vintage, industrial, jungle, nórdico, escandinavo, urbano etc.