Decoração
5 tendências da primeira grande feira de design e decoração de 2018

A feira de design Imm Cologne, na Alemanha, recebe anualmente mais de 1.200 expositores de 50 países diferentes. Neste ano, o evento vai de 15 a 21 de janeiro e se apresenta como uma prévia do que será visto na feira de Milão, em abril. (Foto: far.design/ Koelnmesse) | (Windows)
As tendências do design estão mais variadas do que nunca e vão do estilo escandinavo a um ambiente repleto de cores fortes. Por isso, o que mais se destaca em eventos internacionais de design como o Imm Cologne — feira alemã que vai de 15 a 21 de janeiro — é que, para decorar sua casa, não existe certo ou errado.
Cômodos que misturam concreto com veludo são possíveis, assim como o minimalismo pode ser combinado com plantas e texturas. Em meio a tantas possibilidades, algumas tendências já se destacam na Furnishing Cologne, a grande mostra de design de interiores da Imm Cologne 2018. Elas vão da simplicidade do escandinavo ao estilo despojado e colorido do boho e trazem uma prévia do que pode ser esperado na maior feira de design de móveis do mundo, a Salone del Mobile, que acontece em abril na cidade de Milão, na Itália.
Confira as promessas do design de interiores para esse ano:
A casa perfeita

A organização dos ambientes está voltando a ser protagonista nas salas de estar. Seja com gavetas, estantes ou mesmo adegas, muitos designers de interiores estão colocando os sinais da vida diária atrás das portas. E a premissa vai além do minimalismo ou de um mero estilo: o que está em alta é a sensação de ordem e a simplicidade.
Outra tendência é a da “casa perfeita”: simples, mas também confortável. E, para isso, o mobiliário com um toque escandinavo é o ideal: discreto, tradicional, prático e em cores agradáveis.
Na imm cologne, empresas tradicionais como a francesa Ligne Roset apresentam coleções e produtos individuais que combinam com o estilo de vida escandinavo. Muitas pessoas estão à procura de espaços com poucos estímulos, na esperança de dominar uma vida moderna cheia de informações. A tendência é a busca por uma estética equilibrada e ordenada.
Boho é o novo étnico

A tendência que mais tem se espalhado pelos showrooms e que promete tomar o mundo do design de interiores é o boho. Visto como uma revolta contra a cultura de salas estéreis e tomadas pelo branco, é um estilo que permite misturar itens e cores que à primeira vista podem parecer não se encaixar muito bem. São padrões étnicos coloridos ao lado de móveis de design contemporâneo e tecidos grossos com couro, por exemplo.
O boho é um estilo que se encaixa com quem procura poucas regras para decorar a casa. Estampas étnicas podem vir do mundo todo; acessórios e tecidos coloridos são elementos simples que dão uma cara exclusiva ao ambiente. Basta complementá-lo com móveis feitos de ratã ou vime e caprichar nas plantas.
Os novos clássicos

Os clássicos modernos são caracterizados pela mistura de formas inovadoras com a predominância de cores claras. A madeira, acompanhada de outros materiais naturais — lã, vime, couro, metal —, domina as matérias-primas usadas para compor a sala de estar contemporânea.
Em um momento de mix & match, a moda não é mais comprar conjuntos completos, mas combinar peças diferentes que têm estéticas similares. Por isso, esse é o estilo de mobiliário que mais flerta com a arquitetura.
Vivendo no verde

Escolhida pela Pantone como cor do ano, o roxo do Ultra Violet veio contracenar com os verdes de 2017. Com a dominação das plantas em ambientes internos, a ideia de uma “vida mais verde” é o que ganha força. A sustentabilidade entra como aliada na tendência que toma um grande espaço na imm cologne de 2018.
As inspirações naturais funcionam tanto ao lado do estilo escandinavo, mais fresco e natural, como associado ao boho, mais irreverente. Novos produtos mostram que “o verde é o novo preto“, com uma infinidade de móveis e tapetes na cor para a nova temporada. Cortinas, persianas e estofados estão tomados pelos tons que remetem à natureza.
Mármore

Queridinhas entre os revestimentos, pedras como o mármore voltem com tudo. Seja em piso, paredes, peças de mobiliário ou ainda acessórios para casa. Os designers valorizam o material não só por sua estética elegante, mas também por suas propriedades duradouras e de alta qualidade.