Reforma
Decoração
Reforma no escritório da Ebanx valoriza design regional; conheça projeto
Nova recepção da fintech curitibana Ebanx é assinada pelo arquiteto Giuliano Marchiorato. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação | Eduardo Macarios
A fintech curitibana Ebanx, primeiro unicórnio (startup cujo valor de mercado ultrapassa 1 bilhão de dólares) da região Sul do Brasil, está de lobby novo no Centro Comercial Itália, prédio que ocupa desde 2017 em Curitiba. O projeto para a nova recepção de 198 m² é do escritório Giuliano Marchiorato Arquitetos.
A disposição do espaço foi inspirada em lobbies de hotéis boutique de todo o mundo, mas a identidade abraçou conceitos regionais. "A madeira usada é local, as plantas são nativas, todos os mobiliários utilizados são de designers paranaenses", frisa Marchiorato. "Aqui vale uma menção honrosa para o sofá Otto em couro caramelo de 5 metros do designer Guilherme Torres e produzido pela empresa curitibana Nos Furniture."
Teto, paredes e balcão são cobertos por ripas de madeira, e perfis lineares de LED criam movimento e acolhimento vestindo as paredes e lajes, contrastando com a brutalidade do cimento e concreto do edifício modernista localizado no centro da capital paranaense.
O balcão foi pensado em um monobloco central com diversas funções distribuídas de uma forma bem organizada. Ao redor, diversas samambaias suspensas em diferentes alturas trazem conforto psicológico.
O elemento que ressalta aos olhos é o túnel azul, elemento de conexão da antiga área da empresa com o novo lobby. A ideia do arquiteto foi fazer um túnel lúdico, que marcasse a transição e a entrada das pessoas na empresa, de uma forma teatral e interativa.
O piso também é novo. Uma granilha de pedra preta e cimento branco que torna o ambiente ainda mais urbano e descolado.
O projeto começou em 2019 e a previsão de finalização, naquela época, era março de 2020. Mas devido à pandemia só agora ele foi concluído. Apesar do lobby novo, o trabalho remoto no Ebanx prossegue, e sem previsão de retorno.