Espaço zen
Decoração
Garagem dá lugar a spa com conforto térmico e decoração minimalista
Conforto térmico nos detalhes e linguagem limpa e elegante. | Eduardo Macarios
Uma garagem de 40 m² pouco utilizada e de difícil acesso aos automóveis foi transformada por uma família em espaço de relaxamento. Com projeto assinado pelo arquiteto Giuliano Marchiorato, a reforma foi realizada em uma casa em Curitiba e o resultado foi um verdadeiro spa em casa.
“Era uma área subutilizada da casa, e, devido à pandemia, a família passou a estar mais tempo em casa; tiveram a ideia de dar uso ao espaço, já que gostavam bastante de fazer massagens, sauna, e que antes da pandemia faziam esses tratamentos fora da residência, decidiram trazer isso para dentro”, explica o arquiteto.
O primeiro passo foi garantir o conforto térmico. A calefação central da residência foi estendida até a garagem extra. O espaço também conta com ar condicionado e os toalheiros térmicos são um toque final que garante a comodidade no dia a dia do uso do home spa, que também aplica elementos de conforto acústico.
Spa em casa
Um cantinho zen, um lugar para esquecer de todas as demandas e preocupações externas, e concentrar em sentir-se bem. O sonho e o verdadeiro sentido contemporâneo de “luxo”. Neste espaço, além de macas para massagem e de uma sauna, o projeto incluiu também uma banheira para banho contemplativo.
Esse “oásis urbano”, como define o arquiteto, aplica linguagem minimalista e contemporânea, com mínimos acabamentos que remetem à contemplação. “Priorizamos os elementos naturais, como madeira, pedra e demais acabamentos naturais”, complementa Marchiorato.
Um microcimento areia veste pisos e paredes, lâminas naturais de madeiras aquecem e trazem uma atmosfera de acolhimento, enquanto o mármore Travertino contribui com rusticidade e naturalidade.
Os traços minimalistas mimetizam as linhas retas e orgânicas, e as marcenarias em alturas distintas promovem diferentes sensações de escala ao usuário, evidenciando as premissas projetuais.