Encontrar um jeito diferente de expor suas fotografias pode renovar a decoração e imprimir personalidade à casa. Antes de decidir o que fazer com elas, faça uma seleção de suas imagens preferidas e estabeleça uma conversa entre elas. Reúna retratos, fotos de família, de viagens, as pretas e brancas mais gráficas.
“Dá para usar molduras, móbiles, colocar as fotos em vidros de conserva, sob o vidro da mesa de jantar, ampliá-las e usá-las na cabeceira da cama, formar um desenho ou revestir uma parede inteira com fotografias”, cita o arquiteto Zeh Pantarolli.
Para que não fiquem desproporcionais em relação ao ambiente, a arquiteta Estér Kloss sugere que se observe a composição à distância. “Se você quiser que as fotos sejam vistas, reduza as interferências”, diz. Pantarolli explica que ambientes espaçosos abrigam fotos grandes e várias imagens e que ambientes pequenos ficam poluídos com muitas fotos juntas. “O melhor é optar por fotos de 20 x 30 cm no máximo, e ir agrupando.”
Para a arquiteta Sony Luczyszyn, o melhor é colocar fotos em áreas íntimas, como o corredor, que pode virar galeria.
Decore
Fotos em casa com as dicas do arquiteto Marcelo Vacção:
Fotos em casa com as dicas do arquiteto Marcelo Vacção:
• Mais vale uma boa composição em uma só parede do que um elemento em paredes diferentes.
• Misture molduras, estilos e tamanhos. Esses elementos não precisam combinar entre si. Dá também para aliar fotografias a telas, objetos, coleções e adesivos.
• Procure colocar as fotos na altura do olhar. Uma forma de compô-las é centralizar as principais e acrescentar outras na parte de baixo. Outra forma é apoiar grandes fotografias na parede ou acima de um móvel.
• Iluminação especial ajuda a destacar uma foto ou um mural inteiro. Mas é necessário proteger as imagens, pois a iluminação direta pode queimá-las. Use vidros antirreflexos e películas impermeabilizantes.