Esqueça os móveis estáticos, conheça o mundo do mobiliário multifuncional
Produtos multifuncionais são o futuro do mobiliário. Como o sofá Bob da Blas Station. Fotos: Divulgação
Nem só de casas milionárias e gigantes vive Milão. Na verdade, ao contrário do que todo mundo pensa, o Salão do Móvel de Milão, que entra em seu terceiro dia nesta quinta-feira (5) e vai até próximo dia 9 de abril, gosta de se dedicar a refletir as casas comuns, as pequenas, as nossas casas.
E este ano diversos designers e marcas referência do setor ditaram o tom: casas compactas e multifuncionais.
Explico: as cidades ficam cada vez mais cheias, apartamentos e casas ficam ainda menores, e tudo que vai preencher o espaço precisa se adaptar rapidamente a essa mudança. Por isso móveis menores, que podem ser aumentados ou diminuídos, de acordo com a escala e forma desejada.
Mas tem mais uma explicação. A geração dos 20-30 anos, não valoriza mais ter carro e casa. Preza por experiências. São nômades. E por se moverem constantemente, tudo que está dentro de casa também precisa ser fácil de transportar. E precisa ser importante para o morador, se não, por que levá-lo para outra residência? E esse status de importância quem confere é a funcionalidade. Quanto mais eu uso, mais importante considero.
São diversos os exemplos na feira. O estúdio nipo-canadense Nendo assina uma mesa com tampo móvel, que pode ser levado para qualquer lugar.
A marca Brothers and Sons criou um sofá plano. De longe ele parece duro. Mas não é. É confortável e tem rigidez no nível certo para apoiar livros, copos, pratos e o que mais você quiser.
A sueca Blas Station fez a cadeira Pocket com nichos logo abaixo para guardar livros e revistas. E traz o sofá Bob. Um móvel modular (de pequenas peças) que podem virar o que você quiser, do tamanho que desejar e no formato que preferir.
E ainda criaram pequenas caixas retangulares mais finas, de madeira, que você pode empilhar da forma que preferir. Fica bonito e é prático, pois você pode levar qualquer caixa a qualquer lugar em qualquer momento. O sistema foi desenhado por Nicola Gallizia para Molteni & C.
Em algum tempo vamos ter isso em casa. É tudo uma questão de quando.