Dez estudantes do Instituto de Design da Universidade de Lahti na Finlândia, criaram móveis temporários, de baixo custo e fácil manuseio. O projeto, intitulado Rehome, foi pensado para atender situações de desastres naturais, pessoas em situação de rua e a crise de refugiados. Os alunos cursam design de mobiliário e, para este projeto, usaram apenas madeira compensada e papelão ondulado.
Os móveis foram desenvolvidos tendo como base as principais necessidades humanas: descanso, privacidade, comunidade e armazenamento. As dez peças da coleção Rehome foram pensadas baseadas nestes critérios.

A madeira compensada é conhecida por ser resistente à deformação, torção e encolhimento. Além disso, ela ainda tem um preço baixo e é sustentável. As chapas corrugadas de papelão tem uma densidade e resistência maiores que o papelão comum.
Outro diferencial do projeto é o fato de não ser necessária nenhuma ferramenta para montagem dos móveis, que são apenas encaixados. A cama de papelão, por exemplo, leva cerca de uma hora para ser montada.

O financiamento principal para o projeto veio da União Europeia e do Fundo Social Europeu, mas, devido ao seu enorme sucesso, grandes instituições já estão participando da iniciativa, como a Stora Enso, fabricante de pasta e papel, Isku Oy, uma loja de móveis e até a Cruz Vermelha finlandesa. A Rehome também foi exposta na maior feira de design de interiores da Finlândia, a Habitare, em Helsínquia.
Confira mais fotos do projeto Rehome








LEIA TAMBÉM