Decoração
Estilo industrial sofisticado dá nova cara às cozinhas
A sofisticação chegou ao estilo industrial com acabamentos finos, como nesta proposta da Snaidero.
Faz algum tempo que a cozinha deixou de ser um cômodo escondido, enclausurado entre quatro paredes, para protagonizar as áreas sociais e agregar as pessoas em torno do fogão e da mesa farta. Isso integra o conceito da cozinha living, que não é necessariamente uma novidade, mas virou tendência e ganhou uma cara. Na mostra bienal Eurocucina, parte do Salão Internacional do Móvel de Milão, as marcas mais badaladas do setor apostaram em massa na estética industrial sofisticada e pontuada por novidades tecnológicas e nos acabamentos.
A linguagem fabril é marcada pelos nichos e estruturas metálicas aparentes, como se as estantes da sala tivessem ido para cozinha para facilitar a vida e deixar tudo ao alcance da mão. Destaque para a mistura de materiais, principalmente madeira clara e alumínio, acabamentos em laca branca ou colorida e pedra. Difícil encontrar um espaço todo feito só com uma textura, origem ou cor.
LEIA MAIS
As cozinhas tornaram-se mais essenciais e eliminaram alguns excessos. Os armários adotaram linhas puras e racionais, bastante minimalistas, e tamponamentos cada vez mais finos e compartimentados para esconder os aparelhos, as louças e afins em propostas mais clean.
Definitivamente a mostra de 2016 esteve longe de apresentar peças e conceitos revolucionários, mas buscou a perfeição estética e a proposta de customização, reforçada na grande variedade de acabamentos e materiais.
Não tem meio termo. As cozinhas da hora deixam absolutamente tudo exposto ou tudo escondido. Nas poucas propostas que misturam as duas linhas, vê-se a tentativa de aproveitar cada centímetro com muita inteligência. Aí foi a vez de a tecnologia desdobrar os balcões com sistemas de deslizamento de última geração, portas automáticas, ferragens supermodernas e eletrodomésticos digitais.
Eurocucina em detalhes
A Eurocucina 2016, mostra bienal que integra o Salão Internacional do Móvel de Milão e é focada nos lançamentos para cozinha, apresentou móveis com alta tecnologia agregada e, ao mesmo tempo, estilo minimalista, sofisticado, mas que evidencia uma proposta despojada. A Berneck esteve com a HAUS na feira, entre os dias 11 e 17 de abril, e listou 10 highlights das cozinhas do futuro:
- Texturas: as cozinhas da Eurocucina tiveram ênfase nas texturas, na mistura de materiais e na naturalidade.
- Elegante preto: a cor preta apareceu nas linhas de marcas badaladas. Carrega elegância, com variadas texturas e um toque sofisticado, urbano e industrial.
- Amadeirados escuros: eles estiveram por toda parte, muito naturais, tendendo para tons avermelhados e alaranjados. A madeira clara também apareceu, equilibrando com sobriedade chique os amadeirados escuros.
- Cinza: não há quem não se renda a este neutro, que veio em tons variados, atuando como base para a decoração, proporcionando liberdade na composição dos ambientes justamente por equilibrar a interação entre padrões e madeiras claras e escuras.
- Vidro: seja como frente do móvel ou em objetos de decoração, o vidro teve grande destaque. Apareceu com uma incrível variação de acabamentos, cores e texturas.
- Acabamentos foscos: o brilho foi menos visto em relação a tantas opções de acabamentos foscos.
- Estruturas afinadas: o afinamento da estrutura dos móveis, conferindo leveza e elegância às peças, foi uma marca na feira.
- Bronze: segue forte, assim como os demais efeitos metálicos, não com a mesma força da Eurocucina anterior, há dois anos, mas ainda uma opção expressiva nos projetos de cozinhas.
- Combinação de espessuras: há um trabalho refinado com microespessuras, usadas em diversos materiais, como chapa dobrada com painéis de madeira de espessura fina em conjunto às microespessuras dos tampos complementares nas cozinhas.
- Ferragens: elas são um show à parte, superpotentes e, por conta disso, é possível criar no mesmo ambiente espaços alternativos, no estilo de ilha, sem precisar de uma área muito grande. Outra tendência são as ferragens coplanares, aquelas em que a porta se esconde na lateral do móvel.
*Andrea Colin Corrêa é designer e supervisora de marketing e produtos da Berneck.