Decoração

Espaços e seus criadores

adrianoj
02/06/2011 03:22
Lounge de entrada e bilheteria
Wilson Pinto, arquiteto
O pórtico de entrada recebe os visitantes da Casa Cor Paraná e dá as primeiras pistas do que vai se ver na mostra. A ideia foi trabalhar o espaço de forma que a arquitetura e a paisagem estivessem integrados.
Deck Lars Grael
Francielle H. Lucena, arquiteta
O espaço é uma homenagem ao velejador Lars Grael. É dividido em uma área externa – com um deque náutico – e outra construída com informações sobre o Projeto Grael, iniciativa que educa por meio do esporte.
Cervejaria Stella Artois
André Bertoluci e Flávia Caldeira, arquitetos
Pronta para receber quem quer relaxar, conversar e beber, a cervejaria foi planejada com mobiliário e cores que convidam à permanência e ao entretenimento.
Cocktail bar
Karen Camilotti, arquiteta
A proposta do espaço é servir de opção de entretenimento e diversão para os visitantes da Casa Cor Paraná. Além do bar em si, o projeto se integra com o resto da casa por elementos decorativos em vidro.
Lounge Balaroti
Yury Albrecht, designer
Um salão de festas, munido de sofás, poltronas, chaises e áreas de descanso, que pode virar balada ao primeiro sinal da pick-up.
Bistrô
Lucimara Bucalon Xavier, designer
No ambiente de refeição, há detalhes que facilitam a acessibilidade, como cardápio em braile, móveis nivelados à altura de cadeiras de rodas e piso antiderrapante.
Cafeteria
Ana Paula Bigolin Zordan, arquiteta
Tomar um espresso como se estivesse em uma das ruas de Paris. Essa é a proposta da cafeteria que traz telas exclusivas de Luiz de Souza e mobiliário em plástico.
Lounge e banheiros públicos para eles e elas
Marcelo Lopes, arquiteto
O lounge serve de descanso para os visitantes que usarem os banheiros públicos do setor de gastronomia e festas. O ambiente é todo em branco e preto e, no banheiro, aplicação de mármore.
Info Casa Cor Paraná
Denise Moura, decoradora
Tevês, cartões de apoiadores, projetos detalhados dos ambientes estão à disposição, facilitando a comunicação entre quem faz parte da casa e o público.
Jardim de entrada
Andrea Vianna, paisagista
Bancos, um pergolado e a lareira dão conforto aos visitantes que passam pela alameda principal do evento e integram o público à natureza.
Brinquedoteca
Maria Carolina Budel, arquiteta
A casinha de madeira de reflorestamento tem varanda e pérgula, que são um convite a brincadeiras. No interior, atrações lúdicas, em ambientes coloridos, para estimular a criatividade.
Loft
Ivan Wodzinsky, arquiteto.
O loft foi idealizado para ser um espaço genuinamente masculino. Para isso, o preto e o branco foram usados como base para o ambiente e o elemento decorativo de maior destaque é um carro.
Hall de entrada e lavabo funcional
Keyla Kinder, arquiteta
Sustentabilidade é uma das linhas condutoras do projeto, que usa madeira de demolição, reaproveitamento de mármore, argila e até casulos de bicho da seda (poltrona).
Living
Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, arquitetas
Tecidos nobres, grandes telas e sistema de iluminação dão um ar cênico ao espaço e contrastam com o projeto mais rústico da casa – mantido no piso de madeira que foi recuperado.
Salão nobre de jantar
Luiz Maganhoto, arquiteto, e Daniel Casagrande, designer
Espelhos, lustres de cristal, tecidos nobres e cores clássicas compõem o espaço, que ainda traz uma suntuosa mesa e duas poltronas italianas Nemo, que parecem máscaras gigantes.
Salão de lareira
Cristian Schonhofen e Richard Schonhofen, arquitetos
O ambiente reúne sala grande e escritório. As cores escolhidas para integrar os dois ambientes são neutras e quentes. Destaque para a lareira de mármore e vidro, que evitam contato direto com o fogo.
Bar e estar íntimo
Viviane Loyola, arquiteta
O ambiente com lareira foi pensado para receber amigos com conforto.
Para isso, decoração em tons neutros com detalhes coloridos, com efeitos de iluminação automatizada.
Copa e cristaleira
Renata Almeida, arquiteta
Couro, madeira e cerâmica, aplicados em detalhes ou grandes áreas, promovem a integração entre a área de refeições e a de apoio. Destaque para o mosaico com restos de madeira.
Cozinha
Jane Rocha, designer, e Laryssa Rocha, arquiteta
Bancada em vidro, geladeira retrô e luminária com minilâmpadas. Tudo amarelo. Pequenos detalhes tecnológicos – como o Ipad, luminária musical e plotagem em vidro – ajudam a atualizar ainda mais o projeto.
Adega
Mônica Sanches, designer, e Pauline Kubiak, arquiteta
Na adega hi-tech (uma película controla a temperatura), piso atóxico em PVC e painéis de madeira de reflorestamento conferem uma linha clean ao ambiente.
Lavanderia
Cynthia Karas e Kassia Silva, designers
Um apanhado da decoração dos anos 20 aos 60 reforça o clima nostálgico da lavanderia. Presença de madeira, espelhos, tecidos florais e cores fortes.
Ateliê e hobby da dona da casa
Fernanda Rocha Loures Jung, arquiteta, e Guilherme Bez, designer
Costura, pintura, desenho, escrita. De olho na mulher moderna, o projeto criou um espaço em que ela possa se dedicar à atividade preferida com conforto, organização e beleza.
Banheiro funcional
Jaluza Lazzari e Cristine Ostrowski, arquitetas
O banheiro funcional é tomado pelo porcelanato e detalhes em pastilhas. O ambiente segue tonalidades de beges e marrons, que combinam com galhos e flores invernais usados na decoração.
Empório orgânico
Renata Zeny M. Huczok, arquiteta
Escolhido para comercializar produtos do Spa Lapinha, o espaço remonta à ideia dos empórios, da rusticidade dos elementos e da origem orgânica dos produtos.
Estar e churrasqueira
Gisele Busmayer, decoradora
Um lounge sustentável é a proposta do espaço dedicado a descansar e se divertir. Para isso, a churrasqueira tradicional ganhou uma lareira na parede, mesas e um spa de relaxamento.
Jardim
Rosangela Sabbag, paisagista
Em terreno inclinado, o jardim tem uma pérgula, com assentos rústicos, que permitirá apreciação de flores e uma grande araucária. Destaque para o teto verde da pérgula, formado por plantas.
Cozinha out door
Margareth Menezes e Gustavo Pinto, arquitetos
Um dos pontos fortes do ambiente – que compõe o espaço Bom Gourmet – é a integração com o bosque. Materiais e tecno­logias foram aplicados de forma a facilitar o trabalho do chefs que serão convidados pela revista Bom Gourmet da Gazeta do Povo.
Sala vip
André Largura, arquiteto, e Giovana Kimak, designer
O ambiente – que também integra o espaço Bom Gourmet – foi criado para receber convidados em alto estilo. Com uma vista privilegiada da mata nativa presente na área externa, conta com mobiliário contemporâneo e disposição linear.
Sala de jantar com toilette funcional
Carla Kiss, arquiteta
Ainda parte do espaço Bom Gourmet, a ambientação é inspirada nas antigas salas de banquete. A proposta é aliar referências clássicas e novas tecnologias.
Estar e escritório multimídia
Carla Armstrong, Liliane Barreiros e Rosangela Pauli, designers
Cores neutras e revestimentos artesanais ajudam a aquecer o ambiente. Também há novidades tecnológicas, como a película ultrasensorial que percebe sons e presença e comanda os aparelhos eletrônicos.
Suíte do bebê
Karen Godoy, arquiteta
Pegadas de urso espalhadas pelo teto e chão reforçam o lado lúdico do espaço, enquanto leds coloridos, bancada aquecida para a troca de roupa e revestimentos atóxicos garantem o aparato tecnológico.
Quarto do casal
Eduardo Mourão, arquiteto
Equilibrar as identidades feminina e masculina e ainda criar uma unidade no espaço foram os grandes desafios do arquiteto. Para isso, sob uma mesma base de cor, foram aplicados elementos e texturas que remetem a cada um dos gêneros.
Closet e banheiro do casal
Eloa Pellizari, arquiteta, e Walkiria Nossol da Rosa, decoradora
Painéis de vidro, espelho e filme, piso de pedra manipulado por nanotecnologia, iluminação em fibra ótica e led são os responsáveis tecnológicos pela manutenção da luz, do calor e do conforto no closet e banheiro.
Suíte da menina
Andréia Rocha Turin, Helena Rolim de Moura e Letícia Rolim de Moura, arquitetas
Cores e linhas neutras são a base de um quarto feito para durar. As arquitetas representaram a infância em elementos móveis, que podem ser substituídos com o passar do tempo, como estampas em almofadas, pendentes e enfeites.
Suíte da debutante
Mariana Paula Souza, arquiteta
Depois de uma pesquisa com 20 meninas, a arquiteta delineou o perfil de suas clientes: jovens sonhadoras, que querem viajar o mundo e dançar balé. Daí, a preferência por elementos clássicos na decoração.
Sala de estar, escada e toilette funcional
Renata Pisani, arquiteta
Como área de convivência da família, integra espaços de leitura, de jogos e de descanso. Para compor com os móveis, flagrantes noturnos de Curitiba. Iluminação e sons são comandados via Ipad e Iphone.
Sala de games
Renata Mueller, arquiteta
O ambiente dividido em dois concentra uma parte para equipamentos e jogos eletrônicos e outra para jogos de mesa, sinuca ou um lanche rápido. Destaque para o projeto de luz que ressalta os elementos.
Lounge Viver Bem Casa & Decoração
Danielle Branco Schmaedecke, arquiteta
Multifuncional por essência, o espaço da revista da Gazeta do Povo tem como objetivo receber bem e servir de espaço para entrevistas. Para isso, cores claras, paredes com efeito 3D, sofás e revestimentos aconchegantes.
Rouparia e banheiro
Viviane Ribeiro, arquiteta
A rouparia lembra uma casa de fazenda antiga, com muita aplicação de materiais rústicos e cores neutras, e contrasta com o banheiro hi-tech.
Copa e cozinha de apoio
Josiane Maria do Nascimento e Surya Grein, designers
Uma bancada em forma de pimenta dedo-de-moça se destaca no espaço, em que a decoração segue por uma linha contemporânea com toques retrô.
Galeria Casa Cor Paraná
Guto Biazzetto e Carolina Espezim, arquitetos
No sótão da casa, uma galeria de fotos organiza cronologicamente todas as edições da Casa Cor Paraná. Alguns elementos reforçam o tom cenográfico do espaço, como espelhos e luzes.
Suíte do rapaz
Renata Rosa Sguario, arquiteta
Telhas e caixa d’água viram parte da decoração descontraída e original do cômodo. No projeto, inspirado em lutas e artes marciais, o preto é combinado com cores quentes como amarelo e vermelho.
Office room
Jeslayne Valente, designer
A ideia é reunir, num espaço de descanso e trabalho, móveis que ganham outras aplicações. O Office Room homenageia o jornalista Reinaldo Bessa, da Gazeta do Povo.
Studio
Daniela Sumida, arquiteta
Um refúgio de bem-estar dentro de casa, com mobiliário e acessórios que ajudam a relaxar da tensão do dia a dia.
Suíte da jovem
Eliza Schuchovski e Caroline Andrusko, arquitetas
Elementos naturais de origem sustentável são a base da decoração. Destaque para o boudoir feito de bambu e o ofurô, com iluminação especial.
Estar íntimo de inverno
Daniele Viesser Valente, arquiteta
Janelas que deixam o sol entrar, uma lareira, piso de madeira. A ideia é reforçar o conforto da área íntima, até mesmo nos dias de frio intenso.
Loja da casa
Raquel Frizzas, designer
Espaço funcional operado pela loja Capim Limão. Móveis claros e de linhas simples foram usados para não desviar o foco dos produtos de cama, mesa e banho.
Solarium
Carmem Lucia Sikora, arquiteta e Crislaine Mochenski, designer
Fugindo do tradicional pergolado de madeira, o local conta com uma estrutura de metal e vidro. Estar com lareira, cozinha e spa integram o ambiente.
Praça Casa Cor
Nadia Bentz e Vanderlan Farias, paisagistas
Localizados entre a entrada da casa e os espaços de festa e gastronomia do evento, deque, móveis e jardim convidam ao descanso e interação com o verde que cerca a casa.
Lounge Cyrela/Espaço do empreendedor
Aline Palma, Roberta Rammê e Michele Raimann, arquitetas
Ambiente institucional da incorporadora Cyrela tem vista do jardim, painel vídeo-wall e aplicação de aromaterapia.