Decoração
Escada amarela é a alma deste apartamento com decoração contemporânea

O contraste entre os tons amadeirados, o branco, o cinza e o amarelo da escada cria uma composição equilibrada no apartamento Pipa, de Giuliano Marchiorato. Fotos: Eduardo Macarios / Divulgação
Um apartamento de 159 m² no bairro Mossunguê, em Curitiba, resgatou a simplicidade e a imaginação de um clássico da infância, a pipa, como inspiração para a reforma.
O projeto do arquiteto Giuliano Marchiorato com coautoria de Victoria Marchiorato, Matheus Reimão e do designer Guilherme Souza se inspira na leveza e no colorido do brinquedo e no diálogo com a madeira para criar uma sintonia entre os diferentes ambientes. Bem dividida, a unidade inclui uma sala de estar, um espaço gourmet, uma cozinha e três quartos, além dos banheiros. Conheça os detalhes do projeto de reforma.

A área social se conecta à íntima por uma escada monolítica em Corian amarelo que é a alma do projeto. “Os clientes, jovens e apreciadores de arte e arquitetura, pediram algo que tivesse um pouco de cor. Então pensamos em usar a escada como ponto focal e fomos buscar algo inusitado no Corian, por ser contemporâneo, sem juntas”, disse Marchiorato.
A peça, que foi fabricada sob medida e termomoldada no local, ostenta um tom de amarelo que entra em contraste com outras cores mais discretas da paleta predominante no projeto, que é monocromática em tonalidades de cinza, para que os móveis de design brasileiros brilhem no espaço. O mobiliário solto é composto por peças assinadas por artistas e estúdios nacionais como Jader Almeida, Estúdio Bola, Bruno Faucz, Ana Neute, entre outros.



A área social é totalmente integrada e tem como base elementos como a madeira ripada em louro-freijó. Essa, a varanda e a churrasqueira foram integradas à área interna do apartamento formando um bloco negro de granito. A área intima é composta por três suítes e um home office. A suíte master ostenta uma cabeceira em couro natural estonado na cor marrom em contraste com as paredes em cimento. Peças de design como a luminária de teto francesa Lampe Gras dão o toque de requinte ao quarto.
Obras de arte, uma mistura de grandes artistas locais como Carlos Eduardo Zimmerman, APOC Studio, Toco-oco, e peças garimpadas nas viagens do casal para países da África, Europa e Oriente Médio compõem a decoração.


