Decoração

Entre, a festa é sua!

Renata Sguissardi Rosa, especial para a Gazeta do Povo
26/08/2012 03:17
Thumbnail
O jeito caseiro de festejar está de volta. Mesmo com tantas opções no mercado, para recepções de todos os tamanhos e para todos os tipos de público, cada vez mais as pessoas estão voltando a receber os amigos em casa para aniversários, jantares e, até, baladinhas. Só que nem todas as mães estão dispostas ou com tempo para passar a noite enrolando docinhos para esperar a criançada convidada. Ou os pais a soprar balões para enfeitar a casa. O barato de levar as festas de novo para casa – sejam elas superíntimas ou completando a lotação máxima do seu lar – é que o evento ganha graça, identidade, fica com a sua cara (ou a da sua família) e deixa aquela sensação de missão cumprida.
Os mesmos tempos modernos que revolucionaram o setor e levaram os eventos para espaços específicos, agora tentam resgatar fórmulas antigas e torná-las disponíveis para quem prefere receber todo mundo no aconhego da residência. Caem os padrões. Entra a criatividade. Agora tem festa para quem quer receber, mas não se preocupar com a montagem toda. Ou para quem quer fazer a comida e contratar a decoração pronta. Ou ainda para quem quer comprar um kit que contenha a decoração quase pronta. Ouvimos festeiros profissionais – Danielle Milarski, Dado Dantas e Ricardo Filizola – para saber o que vale a pena, como envolver a família na produção e como garantir que tudo saia dentro do esperado. E aí, quer experimentar?
Serviço
D&I Produções, Av. Iguaçu, 1.274, (41) 3222-9063 , 9805-2058 e www.diproducoes.com.br.
Danielle Milarski, Rua José Izidoro Biazetto, 573, casa 32, (41) 8829-1459 e www.minhacasameumundo.blogspot.com.
Perverts, Avenida Silva Jardim, 147, (41) 3027-5757 e www.perverts.com.br.
La Cocina Eventos, Rua Voluntários da Pátria, 539, (41) 3023-8244, 9984-1606 e www.lacocinaeventos.com.br.
Elas são mais divertidas e toda a família pode se envolver no processo. A graça está em decorar, preparar alguma coisa gostosa para completar o cardápio e inventar brincadeiras de que todos queiram participar. Além disso, o horário é livre e a criança pode curtir os convidados em seu próprio ambiente. “Ela pode mostrar seus brinquedos, compartilhar seu espaço”, diz a produtora de eventos Danielle Milarski. Pode até dar mais trabalho, mas fica difícil esquecer uma festa dessas.
• Faça uma lista de convidados. Isso vai determinar a estrutura necessária para acomodá-los da melhor maneira.
• Planeje a festa com antecedência, para ter tempo de encontrar itens mais baratos e usar a criatividade para decorar e servir.
• Quanto mais itens você for comprar ou alugar, mais cara fica a festa. Use a imaginação para decorar a festa.
• Festas em casa são mais informais e isso permite que você chame familiares e amigos por telefone ou e-mail.
• Defina o tema da festa, improvise uma decoração ou, se achar necessário, alugue alguns itens para o cenário. O restante pode ter a cor ou elementos ligados ao tema. Numa festa “Carros”, por exemplo, coloque os carrinhos do seu filho na mesa principal.
• Coloque peças temáticas nos cômodos que os convidados vão usar, como toalhinha de lavabo na cor do tema da festa, por exemplo.
• Verifique a necessidade de contratar copeiras e garçons para ajudar a esquentar as comidas e servir.
• Resgate as brincadeiras de antigamente, como pular elástico, escravos de Jó e tantas outras. As crianças se surpreendem ao ver que há outras possibilidades além do vídeo game.
Antes eram as festas de garagem. Hoje, o lance são as baladinhas. E, para economizar, muita gente tem preferido improvisar e levar a moçada para dentro de casa. “O preço de locação de um espaço pode chegar ao mesmo valor de produzir uma festa inteira em casa”, conta Dado Dantas, da D&I Produções. Ele diz ainda que a adequação do local às vezes pode virar benfeitoria permanente para a residência, como pintura e a compra de algum móvel. Aqui, o que vale é a informalidade, muita música e alguns tiragostos para a galera.
• Contratar um produtor pode ser uma boa. Ele geralmente terá mais visão do espaço e das adequações necessárias.
• Uma tendência é reunir dois ou três jovens para oferecerem a festa juntos. Além de estar com seus melhores amigos, os gastos são divididos.
• Atenção para o acesso aos banheiros: caso não haja banheiros suficientes, verifique a possibilidade de alugar.
• Verifique a Lei do Meio ambiente para não ter problemas com barulho fora de hora.
• Convide seus vizinhos. Além de ser gentil, certamente ninguém vai reclamar dos carros estacionados nem da música.
• Lembre-se da limpeza, que deve estar sempre impecável. Cuide para que haja sempre um “vassourinha” limpando os ambientes.
Petit comitê
• Faça a lista com o nome dos convidados e lembre-se do que cada um gosta (se bebe vinho, se é vegetariano etc.).
• Estabeleça o tipo de evento que vai fazer (aperitivos, prato principal, sobremesa) e de que forma será o serviço (americano, à francesa, à inglesa, buffet etc.).
• Certifique-se que todos ficarão bem acomodados. Se for o caso, alugue mesas e cadeiras. Lembre-se que é necessário espaço para os convidados ficarem em pé antes do jantar começar.
• Fique de olho no relógio: a recepção dos convidados dura entre 30 e 90 minutos, vá servindo bebidas e aperitivos e, em seguida, chame todos à mesa no mesmo horário.
• Cuide para que todos estejam com bebida e que nada falte. Mesmo contratando uma equipe, essa responsabilidade é sua.