Prevenção

Decoração

Dicas para proteger sua casa contra a umidade no inverno

Click Textos, especial para HAUS
11/08/2023 18:21
Thumbnail
Com as temperaturas mais frias, é comum o aparecimento de alguns problemas causados pela umidade, como mofo, fungos e proliferação de bactérias nas paredes e no teto das residências. Isso acontece principalmente devido à baixa ventilação e luminosidade, uma vez que os ambientes passam mais tempo fechados durante a estação mais fria do ano.
Neste cenário, saber como evitar a umidade no inverno é fundamental para proteger a casa de invasores indesejados e, ao mesmo tempo, preservar a saúde respiratória dos moradores.
O ambiente seco e frio do inverno favorece a formação de colônias de microrganismos, como lembra Gisele Barreto, key account da Sika, marca especializada em produtos que atuam contra a formação de bolor. “No inverno, a possibilidade de se desenvolver enfermidades respiratórias causadas por fungos, mofos e bactérias já existentes nas estruturas é muito grande. Por isso, indicamos a impermeabilização antimofo, para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, explica.
Para tentar evitar o problema, a principal recomendação, mesmo para os dias mais frios, é abrir a casa para ventilar e deixar a luz do sol entrar nos cômodos, especialmente nos horários de maior luminosidade, entre 10h e 16h.
Vale, também, ter moderação no uso de umidificadores de ar e vaporizadores. Como, além de frio, o inverno é uma estação mais seca, é comum que as pessoas utilizem os aparelhos para promover umidade em alguns lugares da casa e, assim, terem mais conforto respiratório. Mas o uso intenso e recorrente deles pode contribuir, também, para o aumento significativo da umidade e, consequentemente, o surgimento de microorganismos.
Além disso, em algumas residências a umidade vem do próprio terreno, que fica em área encharcada. Nestes casos, a atenção precisa ser redobrada. “Normalmente, essa umidade é ascendente, começa no solo e percola pela alvenaria. É possível usar impermeabilizantes que vão evitar o aparecimento de patologias e proliferação dos mofos”, enfatiza a especialista.

Umidade: o que fazer para evitá-la?

Para saber como evitar a umidade no inverno é preciso descobrir o que está gerando o acúmulo de água na residência. Resumidamente, existem 4 motivos comuns para esse tipo de ocorrência:
  • Umidade provocada por vaporizadores utilizados em excesso;
  • Falta de calor e ventilação dentro de casa, deixando o espaço úmido;
  • Residências que estão localizadas em áreas muito úmidas;
  • Vazamentos que causam umidade.
Em alguns casos, os quatro fatores podem ser encontrados em um mesmo ambiente, e isso requer um cuidado redobrado dos moradores, principalmente nos quartos, já que ao dormir em um local repleto de fungos, bactérias e mofo a saúde respiratória pode ser severamente afetada.
“É importante verificar se existe umidade, vazamento vindo do outro lado da parede, trincas e fissuras no reboco, tanto interno quanto externo, principalmente se for próximo de áreas frias e molhadas”, orienta Gisele. “Muitas vezes, ocorre o vazamento de uma tubulação, um rejunte fissurado, entre outros inconvenientes. É imprescindível realizar o reparo necessário e a impermeabilização adequada, além de selar as áreas que necessitam de selantes, para evitar previamente o surgimento e o acúmulo da umidade”, completa a especialista.

Quais produtos usar para remover a umidade da parede?

Diversos produtos podem ser usados para a remoção da umidade de paredes, entre eles estão impregnantes acrílicos, impermeabilizantes, argamassas poliméricas e outros tipos de revestimentos.
Porém, a primeira medida a ser tomada, antes de qualquer tipo de tratamento, é procurar a causa e o produto adequado para tratar a umidade em ambientes internos e externos. No mercado há produtos específicos para áreas frias, lajes, fachadas, coberturas, telhas, pisos, paredes e tetos. Além disso, há opções indicadas para recuperar trincas e fissuras e para a selagem de pias de cozinha e banheiros.

Como evitar o mofo no guarda-roupas?

Quando as temperaturas ficam baixas e a casa fica mais gelada, a tendência é que o mofo, fungos e bactérias se espalhem também pelo guarda-roupas. Para Gisele Barreto, um dos primeiros passos para evitar este problema é abrir as portas e gavetas dos armários sempre que possível, a fim de garantir a ventilação no interior dos móveis.
“Tente esvaziar o guarda-roupas e o limpe com produtos antimofo ou um pano umedecido, e só coloque as roupas de volta quando o móvel estiver seco”, orienta.
Outra dica é organizar o armário para que o ar circule dentro dele mesmo quando o móvel estiver fechado. Vale a pena, também, deixar o guarda-roupas um pouco afastado da parede, caso haja a possibilidade, para que o móvel não entre em contato direto com uma estrutura possivelmente não impermeabilizada da maneira correta.
Caso as infiltrações entrem em contato com o guarda-roupas, é importante chamar um profissional especializado para averiguar a ocorrência e recomendar os produtos e soluções adequados para corrigir o problema e evitar novos imprevistos.

Recapitulando...

Veja um resumo do que fazer para evitar a umidade e a proliferação de microorganismos na sua casa durante o inverno:
  • Deixe portas e janelas abertas para melhorar a ventilação;
  • Identifique e trate a origem do bolor, mofo ou bactérias, caso apareçam;
  • Use produtos próprios para a prevenção de microrganismos;
  • Deixe o sol entrar para aquecer a casa e aproveite a iluminação natural;
  • Mantenha os móveis afastados da parede, para evitar o contato com a umidade;
  • Busque ajuda profissional, caso identifique pontos de umidade constantes;
  • Faça a remoção da poeira de cortinas e tapetes.
Com essas dicas simples, você consegue evitar complicações de saúde, como alergias, sinusites e rinites, além de melhorar a qualidade de vida e preservar as estruturas e a estética do seu lar.