Vida prática

Decoração

Dicas para escolher o tipo certo de varal para a área de serviço

Click Textos, especial para HAUS
18/01/2023 12:12
Thumbnail
Você costuma pesquisar e comparar modelos de varal para compor sua área de serviço? Apesar de parecer um item simples e sem grande impacto na decoração residencial, o varal tem seu valor, principalmente quando pensamos na funcionalidade e na otimização de espaço que o acessório proporciona.
Por isso, na hora de decorar a área de serviço do apartamento ou deixar o quintal bonito e prático, saber como escolher o varal é muito importante para ter, em uma mesma peça, estilo e praticidade.
Existem diversos tipos de varal disponíveis no mercado. Atualmente, empresas do setor de decoração e utilidades para casa estão investindo em modelos com design interessante e estruturas retráteis, que não ocupam muito espaço.

Veja alguns modelos de varal que podem ser úteis para sua área de serviço:

  • Varal de fio retrátil;
  • Varal para apartamento;
  • Varal de parede;
  • Varal retrátil;
  • Varal de chão.
De fato, a ideia é deixar o ambiente bonito e organizado, preparado para pendurar as roupas e promover uma secagem eficiente.
No entanto, hoje também existe uma preocupação muito maior em manter o ambiente residencial agradável e harmonioso, seja em uma lavanderia compacta de apartamento ou em um quintal espaçoso. Então, entre tantas possibilidades, qual tipo de varal escolher? É o que vamos explicar agora.

Dicas para escolher um varal bonito e funcional para a sua lavanderia

A personal organizer Ana Barlette se uniu à Ordene, marca especialista em itens para organização residencial, e concedeu uma entrevista exclusiva para dar dicas sobre como escolher corretamente o varal para casa e apartamento.
De acordo com a especialista, alguns pontos precisam ser avaliados antes de se comprar um varal, e o principal deles é o espaço útil da lavanderia.
Varal de teto ocupa menos espaço na lavanderia.
Varal de teto ocupa menos espaço na lavanderia.
“Para escolher o varal ideal, devemos pensar em várias coisas que vêm antes do valor a ser desembolsado, como, por exemplo, qual será a função do acessório, quem vai utilizar o varal e o espaço disponível para o item”, explica Ana.
Segundo ela, entre os fatores a serem levados em consideração antes de escolher o varal ideal para o ambiente, estão os seguintes: serão penduradas roupas pesadas ou leves?; crianças ou idosos vão utilizar o varal?; qual é o espaço disponível para o varal?; e quantos varais você deseja e quantos cabem no seu ambiente?
"Existe uma diversidade de varais para atender essas funções. É preciso pensar se você pendura somente roupas lavadas, se pendura roupas para arejar ou roupas sujas, como panos de chão. Tudo isso é importante para escolher o varal ideal para o ambiente”, aponta a profissional.
Além disso, para saber como escolher o varal correto é importante definir previamente se ele será instalado em uma área de passagem e em qual estrutura a peça será acoplada, como em parede de alvenaria ou uma estrutura mais frágil.
“Eu sempre procuro indicar varais que nós podemos movimentar conforme a necessidade ou que a gente possa esconder quando precisamos de mais espaço”, salienta a personal organizer.

Quais os modelos de varal mais usados?

Existem no mercado modelos de varal com fio retrátil, que podem simplesmente ser colocados em uma lateral e presos em um gancho. O dispositivo é compacto e mantém a corda escondida em seu interior.
Varal retrátil é prático e discreto.
Varal retrátil é prático e discreto.
No momento de usar o varal com fio retrátil, basta puxar a corda e prendê-la no gancho instalado na parede oposta. Este tipo de varal é multiangular, o que significa que a corda pode ser movida em vários ângulos. É uma ótima opção para apartamentos.
Além dessa versão, a personal organizer Ana Barlette também destaca o modelo de varal retrátil inteiro. “Usando este modelo, é possível trabalhar com mais de um varal em mais de uma altura, inclusive para quem tem cozinhas tipo americana, com uma bancada de mesa grudada na parede. Dá para colocar o varal na parte debaixo da bancada, para otimizar o espaço”, sugere.
A especialista reforça que alguns modelos de varal são mais práticos e eficientes ao cumprir com a proposta de otimizar os ambientes.
“Este modelo de varal retrátil pode ser usado, inclusive, no banheiro. Por exemplo, é possível ter um engate no banheiro e outro na sacada e mudar o mesmo varal retrátil de lugar, trocando-o de cômodo se for necessário ou conveniente”, destaca a profissional.
Ainda de acordo com a especialista, o varal retrátil é um dos modelos mais indicados para quem precisa escolher o acessório para a casa ou apartamento. Isso porque ele não fica tão exposto às ações do tempo, como à chuva e ao sol. Logo, a tendência é a peça durar mais.
“Além disso, as cordas ou filetes onde as roupas ficam penduradas acabam não sujando quando o varal está recolhido. Este é um ponto bastante positivo na conservação das roupas”, avalia.

Como definir o varal correto para apartamento ou casa?

De acordo com a personal organizer, para acertar no varal ideal para casa ou apartamento, a primeira missão é definir se a melhor escolha é ter múltiplos varais menores ou poucos varais grandes. Essa definição deve ser feita de acordo com a área útil disponível na lavanderia.
Neste ponto, a especialista dá uma dica importante para aqueles que desejam estimular os filhos pequenos a estenderem as roupas, com o intuito de ensinar a eles a importância das tarefas domésticas.
“Nestes casos, é fundamental instalar os varais em alturas alcançáveis para as crianças. Varais muito altos podem impossibilitar a participação de todos na arrumação da casa”, conclui. Pensando neste cenário, os varais de chão podem ser boas opções.
Os fabricantes de varais têm modelos para atender os mais diferentes perfis de pessoas e famílias, desde versões mais simples e acessíveis até as versões mais caras e elaboradas.

Como escolher o varal de acordo com o número de moradores da casa?

Para escolher o varal ideal para o seu ambiente, vale fazer uma conta de quantas peças de roupas ficam sujas e com qual frequência são lavadas. Assim, você terá ideia de quantas peças leves e pesadas serão penduradas no varal semanalmente ou, até mesmo, quinzenalmente, a depender da rotina da residência.
Em muitos casos, um varal de teto é suficiente para uma casa com 2 pessoas. Porém, para uma família com criança, que normalmente suja muito mais roupas, é interessante instalar um varal suspenso, que pode ser usado até mesmo nas sacadas, já que ele é recolhido e fica guardado depois que as roupas secam.
Hoje, o varal retrátil praticamente assumiu o lugar do varal de teto estático por uma questão de decoração e praticidade. Em casas e apartamentos com uma aparência clean, é mais interessante ter varais que possam ser recolhidos e que não fiquem expostos o tempo todo.
Para fechar as dicas sobre a escolha correta do varal, não se esqueça de verificar quantos quilos a estrutura pode suportar e o comprimento necessário para a corda do varal. Essas são considerações técnicas importantes e que variam de acordo com o tamanho da sua área de serviço e seu hábito de lavagem das roupas.
Analise, também, sua rotina de cuidados com as peças, como a frequência de lavagem de roupas pessoais, roupas de cama e outros itens. Para peças pequenas e delicadas, uma opção é o minivaral de prendedores, que é portátil e possui um gancho giratório que permite que seja usado em vários ambientes.