O paisagista Guto Ciccarino trabalha com plantas artificiais há 20 anos. Para ele, as imitações são a solução para áreas internas em que a entrada de luz e de ventilação é restrita, com espaço limitado. Sem contar que não exigem cuidados de manutenção e podem durar até três anos. “Elas também são ideais para evitar estragos em mobiliários mais delicados”, considera.
O paisagista conta que uma flor artificial de boa qualidade pode ser encontrada por R$ 60 a unidade. Um arranjo pronto, com vaso, pode sair por R$ 250, dependendo do tamanho. E mesmo com custos mais altos, a durabilidade maior torna as artificiais mais vantajosas que as naturais.
Arranjos
Para montar os arranjos, Sonia explica que eles devem manter um aspecto natural, para dar o mesmo efeito de vivacidade no ambiente que um buquê com as plantas verdadeiras. “Para atingir esse visual, dá para complementar com folhagens, casca encerada ou grama seca.”
Em ambientes de cores neutras e únicas, a arquiteta Marcia Helena Guimarães recomenda arranjos mais coloridos. “Em espaços onde existem cores ao redor, prefira um tipo flor com uma cor que dialogue com as usadas no ambiente.”
Serviço
L.A Ciccarino, de Guto Ciccarino, Rua Mamoré, 981 B, (41) 3232-6320. Ton Sur Ton, Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.285, (41) 3224-6660.