Neste Natal, vá de presente com design. Pode ser um item assinado por alguém famoso. Quem receber vai amar. Ou algo funcional e bonito, engraçado, inspirador. Não é um presente que se usa e joga fora quando acaba. O design fica e os objetos podem ir ganhando outros significados e sendo inseridos em novos contextos.
São peças planejadas, muitas com materiais valiosos, duráveis e outras até “verdes”, com responsabilidade ambiental. E quando se trata das assinadas, por alguém do naipe de Sérgio Rodrigues, Charles e Ray Eames, Philippe Starck e Lina Bo Bardi, a atemporalidade é o ponto em comum.
Foi por esses motivos que resolvemos fazer uma seleção de produtos superbacanas para dar umas ideias aos papais-noéis por aí. Nas próximas páginas você encontra sugestões divididas em seis categorias: regional, vintage, sustentável, luxo, funcional e conceitual. Em cada seleção, peças de diversos estilos e preços.
Regional
O feito aqui não tem mais só aquela carinha artesanal. Tem inovação, revolução e diversão. Crochê com material improvável, marcas estilizadas, elementos com nova função. Dos veteranos Jayme Bernardo e Eduardo Mourão aos novos talentos Renata Moura, Fetiche e Furf Design, o Paraná vem sendo reconhecido por aí por suas peças contemporâneas, inusitadas e sofisticadas.
Vintage
O antiguinho, quem diria, está na moda. Um passeio pelo túnel do tempo resgata algumas preciosidades lá das décadas de 1920, 1940, 1960. Esse é um estilo que faz a cabeça de quem adora revirar baús e brechós por aí, para compor um ambiente de perfume retrô ou para jogar no meio de um ambiente bem contemporâneo.
Sustentável
Eles são verdes de corpo e alma. Todos os processos envolvidos na execução da peça, desde a extração da matéria-prima até o transporte, são sustentáveis, ou seja, reduzem o impacto ambiental e respeitam a natureza. Mas certifique-se de que são ecologicamente corretos: o selo verde deve acompanhar as peças.
Luxo
Essas peças entram no rol dos produtos de puro luxo, cuja tradução é ser raro e caro. Aí entram os designers badalados, as peças icônicas e que personificam a harmonia de conceito-forma-técnica-beleza. Não são feitas para combinar com nada, mas “causar” em qualquer ambiente que estejam inseridas.
Funcional
Além de serem belas e arrebatadoras, essas peças de design têm função. Tanto melhor. Mas se prepare para peças bem diferentes. Com a reinserção do produto em um novo contexto, a casa ganha bossa e começa a contar histórias por meio dos objetos.
Conceitual
Sabe quando o design é tão inovador que beira a expressão artística? Pois é, dê uma olhada nos produtos a seguir e perceba por si só. Eles são conceituais, seguem dentro de um contexto e formatação estratégica e revelam ideias.
