Decoração
Decoração viva no Natal: inspire-se nestas seis ideias que levam flores e frutas

A decoração com elementos naturais está em alta neste Natal. Fotos: Divulgação (esq.), Edna Froes/Divulgação (centro), Reprodução/Baby Center (dir.)
Para os que gostam de plantas naturais e decoração natalina, uma boa pedida é unir as duas coisas neste Natal. Flores e ramos vivos, além de frutas in natura, estão ganhando cada vez mais espaço no décor de final de ano, em forma de guirlandas, centros de mesa e arranjos em geral. E, muitas vezes, a matéria-prima está no seu jardim ou pomar. Selecionamos seis opções para você poder aplicar esse estilo na sua casa. Confira:
Arranjos gerais
Inspirado na Europa, o artista floral Michel Benevenute criou duas coleções para a Agapanthus Floricultura. Uma tem como elemento principal o limão siciliano e, a outra, maçãs. Além desses itens, os arranjos levam frutas vermelhas diversas, ciprestes e pinhas, que reforçam o clima natalino das peças.


A Agapanthus também disponibiliza para esta época arranjos da coleção Orgânica, compostos por suculentas, orquídeas, tuias e poinsétias.

Guirlandas
Símbolos tradicionais da decoração de Natal, as guirlandas também estão ficando naturais. No mercado já é possível encontrar opções feitas com plantas vivas. E a tendência está tomando conta de vários países: do outro lado do mundo, na Austrália, o uso de materiais orgânicos está em alta na confecção de enfeites natalinos, de acordo com a designer Renata McCartney, que está passando as férias por lá. Veja aqui o passo a passo bem simples de uma guirlanda que ela criou usando plantas suculentas do próprio jardim.

Até mesmo plantas carnívoras podem ser utilizadas. A do tipo Dioneia aparece nesta guirlanda que Cristiana Prante, da Florista Viajante, criou especialmente para a Ôda Design Club. Orquídeas colmanara, bromélias, cravo-do-mato e sementes variadas também foram usadas.

Muito práticas, as Tillandsias também são uma ótima opção para enfeites de Natal. Elas são um gênero de bromélia que não precisa de terra para se desenvolver, já que absorvem os nutrientes do ar, por meio de suas folhas. Por isso, a manutenção do arranjo fica ainda mais fácil: basta borrifar água de acordo com a necessidade.
