Carnaval é festa de rua, mas isso não significa que não dá para pular em casa. Para isso, além de convidar os amigos para curtir o baile mais intimista, pensar nos comes e bebes e preparar uma boa playlist, vale decorar o espaço da folia para criar o clima da festa.
“O mais legal do carnaval é que podemos pensar fora da caixa, trabalhar com muita cor e, claro, usar itens que temos em casa”, diz a decoradora e designer de festas Carolina Crepaldi.
A regra é não ter medo das cores e dos brilhos, mas a decoração não precisa se resumir a isso: estampas e itens que remetam ao verão e à piscina também são bem-vindos. “Recentemente, decorei uma festa de aniversário infantil com temática de carnaval e usei uma bandeja que era da minha avó, florida, bem linda, mas que acabo não usando no dia a dia. Usamos também copinhos estampados com bananas”, conta Carolina.
Confete e serpentina
Entre os itens mais tradicionais para a decoração carnavalesca estão os confetes e as serpentinas. “Confetes são quase indispensáveis e podem ser espalhados sobre a mesa ou pelo chão, assim como distribuídos aos convidados. As opções de confete são bem variadas, do papel colorido a materiais metálicos”, indica a vendedora da loja de artigos para festas Fun Market, Giovana Gomes.
No caso das serpentinas, outro clássico dos carnavais, Giovana diz que podem ser de papel ou em spray (que são emborrachadas e podem ser facilmente removidas). Elas também podem decorar mesas e chão, assim como serem penduradas, por uma ou ambas as pontas, ao teto.
Para dar volume à decoração, a dica é usar arranjos de balões coloridos. Os artigos podem ser personalizados com desenhos, frases e até confetes coloridos para fazerem referência mais direta à festa.
Cortinas em alta
Um item que, conforme as lojas de artigos de festas, conquistou os foliões em 2023 é a cortina metálica, que pode revestir paredes, ser disposta em locais de passagem ou servir como fundo para um ambiente "instagramável". “As cortinas vieram em vários modelos: quadrada, em formato de coração, mais curtas e mais compridas”, conta a proprietária da Big Festas Alto da XV, Liziane Alves.
Ao serem usadas como fundo para fotos, por exemplo, elas podem ser combinadas a outros elementos, como máscaras, balões e itens decorativos em papel.
Outro produto que também tem chamado a atenção, conforme Liziane, é o lustre metalizado, feito com aros de metal nos quais são dispostos fios metalizados como os da cortina. Os lustres podem ser pendurados no teto, mas, como são peças maiores, devem ser usadas em espaços mais amplos.
Pratos, talheres, guardanapos, copos e taças coloridos também ajudam a dar o tom da festa.