Natal

Decoração

Curiosidades sobre as decorações de Natal em 10 localidades pelo mundo

Patrícia Sankari, especial para HAUS
21/12/2023 19:06
Thumbnail

Cidade do México, México.

A decoração de Natal é uma tradição universal que une pessoas ao redor do mundo durante a temporada festiva do final do ano. As várias formas de celebração e da decoração refletem aspectos ligados às diferentes religiões, mas versam também sobre a cultura dos habitantes de cada país. Seguindo o padrão de ordem cristã católica, a montagem da árvore natalina e das decorações deve ser realizada no primeiro domingo do Advento, que em 2023 aconteceu no dia 3 de dezembro.
Seguindo ritos centenários ou apostando em novidades, o que toda família quer é um ambiente acolhedor e festivo para ter os seus por perto neste momento de alegria. Para inspirar a sua decoração de Natal, HAUS convida para um passeio por todos os continentes, apresentando costumes e curiosidades de diferentes cidades.

Praga | República Tcheca | Europa

Praga, República Tcheca.
Praga, República Tcheca.
Famosa pelos mercados de Natal, a decoração da capital tcheca é montada na Old Town Square. Com sua arquitetura histórica e ruas de paralelepípedos proporcionando o cenário perfeito para celebrações festivas, a principal atração natalina é a árvore de Natal gigante, que passa dos 30 metros de altura e é lindamente decorada e iluminada, sendo um dos pontos focais das festividades no local.
Um fato curioso é que nas casas checas ramos de visco vermelho são decorações tradicionais no Natal. Segundo a tradição, é preciso beijar-se embaixo deles para fortalecer o amor.

Dublin | Irlanda | Europa

Dublin, Irlanda.
Dublin, Irlanda.
A capital da Irlanda fica toda iluminada durante as festas de fim de ano e permanece assim por todo o inverno. Em 2022, foram 16 pontos luminosos ao redor da cidade que fizeram parte do chamado ‘Dublin Winter Lights’. O roteiro é organizado para que os visitantes possam fazer um walking tour pela cidade, conhecendo todas as projeções coloridas e painéis de iluminação.
Como o Natal acontece no inverno – com dias mais curtos e muito frio –, os irlandeses usam as decorações de Natal como forma de deixar as celebrações mais 'aquecidas' e felizes. Assim, boa parte das casas capricham – e muito – na decoração, deixando os quarteirões residenciais belos e iluminados, convidando para o tour.

Madri | Espanha | Europa 

Madrid, Espanha.
Madrid, Espanha.
Enfeites, luzes, árvores gigantes, presépios de LED e cores. A capital da Espanha investe alto na decoração natalina. No último ano contou com 11 milhões de focos iluminando a cidade, 13 árvores de Natal e enfeites em 230 lugares, tudo espalhado pelos 21 distritos.
Ainda na Espanha, porém ao nordeste do país, na região da Catalunha, há uma tradição um tanto quanto curiosa: o ‘Caganer’. Entre os personagens tradicionais do Natal, muitos presépios têm um pequeno boneco com as calças arriadas, fazendo discretamente suas necessidades. Essa é uma tradição antiga, que surgiu por volta do século 17. A razão do personagem ter atravessado as gerações é que, há muito tempo, a ideia de defecar é ligada a várias coisas boas, desde boa sorte até prosperidade e boa saúde.

Tóquio | Japão | Ásia

Tóquio, Japão.
Tóquio, Japão.
O centro de compras Shiodome, em Tóquio, é famoso por sua deslumbrante decoração de Natal. Durante a temporada festiva, a área é transformada em um espetáculo de luzes e decorações que encanta os visitantes de todas as idades.
Uma das atrações mais marcantes é a exibição de luzes de Natal que cobrem as fachadas dos edifícios, criando uma atmosfera de conto de fadas. Os prédios e árvores são decorados com milhares de luzes coloridas, dando um brilho único à paisagem noturna. Essa iluminação espetacular é frequentemente sincronizada com música natalina, criando um espetáculo audiovisual completo.
Uma curiosidade é o uso da cor azul como predominante nas decorações natalinas. Ela significa pureza, limpeza, calma e estabilidade, valores que o povo japonês tem por princípio cultivar.

Auckland | Nova Zelândia | Oceania

Auckland, Nova Zelândia.
Auckland, Nova Zelândia.
As decorações na Nova Zelândia são mais tímidas se comparadas a de países da Europa ou das Américas. Mas, ainda assim, há Natal por lá, claro! A Queen Street, principal rua de Auckland, conta com algumas decorações, como luzes e enfeites. Já a Sky Tower muda de cor e se ilumina de verde e vermelho. Na Franklin Road, em Ponsonby, uma área residencial de Auckland, a decoração chama atenção de turistas, pois os moradores enfeitam suas casas com luzinhas e decoração na área externa.
Uma curiosidade é que a árvore Pohutukawa, espécie nativa daquele país que floresce nas últimas semanas do ano, é considerada a árvore de Natal da Nova Zelândia.

Abuja e Lagos | Nigéria | África

Lagos, Nigéria.
Lagos, Nigéria.
Abuja conta com uma Aldeia de Natal anual no centro da cidade. Na abertura, as luzes de Natal são combinadas com uma noite de gala, de música e entretenimento. Em Lagos, há vários centros de compras e ruas decoradas seguindo a tradição das luzes e símbolos natalinos clássicos.
Já nas casas nigerianas, a decoração é composta por tecidos estampados e é comum se usarem as flores palma que, na tradição do país, simbolizam paz. Uma tradição diferente e amada pelas crianças que estão à espera de seus presentes é a queima de fogos, que geralmente acontece no dia de Natal.

Nova York | Estados Unidos | América do Norte

Nova York, Estados Unidos.
Nova York, Estados Unidos.
É sem dúvida uma das experiências mais espetaculares para quem ama o Natal. A cidade mais cosmopolita do mundo se transforma em um cenário mágico, com uma série de atrações, decorações e festas que atraem milhares de visitantes. Um dos marcos mais icônicos de Nova York nesta época é a Árvore de Natal do Rockefeller Center, que é iluminada com milhares de luzes e coroada por uma deslumbrante estrela.
Para as decorações em casa, a árvore de Natal dos americanos é montada uma semana depois do feriado do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving. Geralmente, eles utilizam árvores naturais e elas têm um papel central na decoração do lar, sendo enfeitadas com adornos coloridos e frequentemente coroadas por uma estrela ou anjo. Além disso, outro ponto clássico são as meias coloridas que representam um dos locais que o Papai Noel vai deixar um pequeno presente, geralmente, cada membro da família tem a sua.

Cidade do México | México | América do Norte

Cidade do México, México.
Cidade do México, México.
Todos os anos há belíssimas decorações que combinam tradições locais e influências modernas principalmente na Praça da Constituição, conhecida como “El Zócalo”, onde são realizadas as festividades durante todo o mês de dezembro.
Alguns dos elementos mais marcantes da decoração mexicana, principalmente nas comemorações em casa, são as tradicionais piñatas, com um significado que vai além de decorar e gerar entretenimento quando estouradas. Nessa época do ano, as pinhatas têm a forma de “estrela de sete pontas”. As pontas representam os sete pecados capitais, e as suas cores brilhantes simbolizam a tentação. A venda nos olhos utilizada pelos participantes lembra que a fé é cega, e o porrete, com o qual a pinhata é golpeada, simboliza a força e a virtude que destroem os pecados. No interior, doces, frutas e brinquedos são como símbolos das riquezas do reino dos céus e uma recompensa pela fé cega.

San José | Costa Rica | América Central

San José, Costa Rica.
San José, Costa Rica.
O Natal na Costa Rica começa no meio de dezembro junto ao evento chamado “Festival de la Luz”, que ilumina a cidade de San José, incluindo desfiles com carros alegóricos, bailes de máscaras, música ao vivo e fogos de artifício. Neste ano, o desfile acontecerá no dia 16 de dezembro.
Uma das atividades marcantes na cidade é a iluminação de uma grande árvore de Natal que fica dentro do Hospital Nacional de Niños, em que as crianças hospitalizadas auxiliam na decoração. Ainda com relação às crianças, uma tradição interessante que está relacionada à fé é que os pequenos escrevem cartas para o Menino Jesus – e não para o Papai Noel – para pedir presentes. A imagem do Menino Jesus é presença constante nas decorações.

Curitiba | Brasil | América do Sul

Curitiba, Brasil.
Curitiba, Brasil.
Nós não poderíamos deixar de fora nossa cidade! Com 47 dias de atrações em 2023, o Natal na capital paranaense promete encantar a todos que passarem pela cidade. A programação gratuita inclui shows de luzes e drones luminosos, circuitos natalinos e uma deslumbrante decoração com mais de 40 árvores de Natal espalhadas por toda Curitiba, especialmente em cartões-postais como o Parque Barigui e o Jardim Botânico. Soma-se a isso o empenho dos moradores, que sempre apresentam decorações com muitas luzes, árvores coloridas e presépios caprichados, na melhor tradição brasileira da festa de Natal.
Você sabe qual é o diferencial da capital paranaense mais admirada pelos visitantes? O coral de crianças nas janelas iluminadas e decoradas do Palácio Avenida é visto como um grande marco na comemoração natalina da cidade. As cerca de 100 crianças e adolescentes reúnem multidões no centro da capital paranaense e emocionam com a interpretação de canções tradicionais do Natal.