Decoração
Cultura brasileira inspira nova linha de revestimentos de parede

Marca de revestimentos de parede apresentou o Estúdio Orlean, com coleções assinadas pela empresa. Fotos: Divulgação
A Orlean Curitiba apresentou, nesta quarta-feira (21), em evento para arquitetos, designers e decoradores os primeiros lançamentos do Estúdio Orlean, com tecidos e revestimentos de parede criados e desenvolvidos pela própria marca.
Foram convidados para a ocasião o arquiteto paranaense radicado em São Paulo Guilherme Torres, o escritor e curador da Mostra Black Sergio Zobaran, o diretor da marca Marcelo Orlean e o gerente de produtos da empresa, Ricardo Paiva.
Torres foi a atração principal do bate-papo e falou sobre como trabalha com tendências. “Acredito que o papel do arquiteto é lançar um olhar crítico quando todos estão olhando para o mesmo lado. Aí mora a inventividade e a oportunidade de entregar algo realmente personalizado”, defendeu.
Sobre a forma de utilizar materiais inovadores, como é o caso dos revestimentos de parede apresentados, o arquiteto fez um importante apontamento. “Acredito na inocência dos materiais. Eles precisam ser usados de forma correta para terem o efeito desejado. Um revestimento tem muito poder em um projeto”, disse.

Novas coleções
A coleção Columbus traz revestimentos de paredes e tecidos inspirados nas civilizações pré-colombianas com seus hieróglifos, pinturas indígenas e ainda inspirações desconstruídas a partir da obra de Picasso. Dessa mistura surgem estampas abstratas e com pouca cor: em sua essência acromáticas.
A linha Areias é composta por tecidos que encontram nos elementos da natureza brasileira a sua maior inspiração. As próprias dunas, por exemplo, remetem aos tecidos bordados de linho, as redes de pesca vão gerar os tecidos vazados para as cortinas, além disso, os mangues e os corais sempre na tonalidade branco, bege e off white finalizam a coleção.
Por fim, a Coleção Raízes é composta por revestimentos de paredes abstratos e que têm na cultura Marajoara a sua maior inspiração. Balaios, cestos trançados e elementos geométricos servem como base para as composições em bege, off white e cinza.

