Decoração
Cozinhas tipo corredor: 7 dicas para otimizar o ambiente
Cozinhas do tipo corredor são comuns em apartamentos pequenos. Para driblar a falta de espaço é preciso seguir algumas dicas. Este projeto é da arquiteta Daniela Brranco Omairi. Foto: Gerson Lima / Divulgação. | GERSONliMA
A cozinha do tipo corredor é o modelo mais comum nos apartamentos atuais. Estreita e profunda, ela é um verdadeiro desafio para quem precisa colocar todos os armários e eletrodomésticos necessários. O segredo para torná-la funcional é usar de os artifícios possíveis para otimizar o espaço. A HAUS foi em busca de algumas dicas de profissionais e projetos inspiradores para auxiliar quem está diante desta missão. Os arquitetos Marcia e Tiago Campetti, do Estúdio Campetti e a arquiteta Daniela Barranco Omairi, elegeram sete pontos fundamentais.
1) Geladeira, pia e fogão: existe uma lógica de triangulação destes três elementos, mas em cozinhas do tipo corredor o melhor é alinhá-los em uma mesma parede, deixando o fluxo do trabalho mais racional. A pia deve ficar entre geladeira e fogão, para separar o eletrodoméstico frio do quente. Para o forno micro-ondas, será necessário um nicho específico. Como ficará aéreo, pode-se coloca-lo na parede oposta, observando a altura ideal para manuseá-lo sem transtornos.
2) Abertura da geladeira: nem todas as geladeiras têm opção de trocar o lado de abertura. Observe este detalhe ao comprar o eletrodoméstico. Se a porta abrir somente para a direita (normalmente ela vem montada desta forma), coloque à direita da pia.
3) Circulação: deixe ao menos 90 centímetros para circular e conseguir abrir os armários, geladeira e forno tranquilamente. Na parede oposta àquela em que estarão os eletrodomésticos, não coloque armários ou nichos com mais de 40 ou 45 centímetros de profundidade. Essa medida será suficiente para guardar utensílios.
4) Armários e nichos: tente aproveitar ao máximo cada cantinho disponível. Aposte em armários aéreos em cima da geladeira para guardar itens de pouco uso. Investir em portas de vidro é uma boa alternativa para dar leveza ao espaço. Quanto aos puxadores, prefira os não sobressalentes para evitar acidentes. As melhores opções são perfis metálicos embutidos na madeira. As barras presas à parede para guardar utensílios são grandes aliadas, liberam espaço nos armários e dão um plus na decoração.
5) Superfícies livres: até para preparar os pratos mais triviais é preciso ter um espacinho livre na bancada para conseguir cortar e separar ingredientes. O problema é que em cozinhas compactas o tampo da pia fica quase todo ocupado com outros objetos, como porta-talheres, escorredor de louças e lixeira. Aqui cabem duas sugestões: quem conseguir encarar uma reforma pode abrir uma parte da cozinha para a sala e ganhar uma bancada que divida os ambientes. Se não for possível, há uma alternativa bem funcional que é a instalação de uma mesa retrátil que pode ser armada apenas na hora do preparo dos alimentos e não ocupará espaço de circulação.
6) Iluminação: a luz é extremamente importante em qualquer estilo de cozinha e, para este tipo de projeto, aposte em luz branca do tipo calha que acompanha o formato estreito do ambiente. Colocar lâmpadas (que não esquentem) na parte inferior dos armários superiores e na coifa é uma forma de reforçar a iluminação.
7) Ventilação: cozinha quente é muito desagradável. Então ventilação e exaustão serão extremamente importantes. Instale coifa ou exaustor sobre o fogão para levar os oderes para fora de casa evitando impregnar a sala e os quartos.
Veja mais projetos de cozinhas do tipo corredor: