Interiores
Decoração
Cores e formas orgânicas são destaque em projeto de apartamento integrado

Sofá Gomos, da Suíte Arquitetos, leva texturas e personalidade à sala de estar, enquanto a poltrona vermelha, de Fernando Jaeger, traz tom quente para a área social. | Ricardo Perini/Divulgação
Vermelho, rosa e verde: essas três cores escolhidas pela cliente foram o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto de interiores deste apartamento em Curitiba. A paleta de cores trouxe vivacidade para o ambiente e ganhou ainda mais destaque pelo contraste com os tons neutros do revestimento do piso e das paredes.

“Buscamos texturas que levassem aconchego para os ambientes. Escolhemos a madeira para fazer parte do forro e alguns dos mobiliários, o mármore para pisos e paredes, e o painel frisado em laca cinza”, diz o arquiteto André Bihuna, que assina o projeto juntamente com Gabriela de Lima e Mariana Gusmão, da Pagus Arquitetura, e com a engenheira Julia Fortes, da EngHouse.

O forro de madeira freijó foi usado nos ambientes mais intimistas da casa, como a sala de estar com lareira e a área da adega. O elemento também proporciona uma demarcação sutil a esses espaços.

Um dos destaques do apartamento são as peças de mobiliário. Os móveis soltos foram priorizados no projeto por proporcionarem mais flexibilidade, já que eles podem ser realocados a depender da ocasião. “Optamos por peças de qualidade e com valor de design”, sublinha o arquiteto. As cores do mobiliário foram um critério importante na escolha das peças, que se enquadram na paleta desejada pela cliente.
Integração

Um dos pedidos da moradora do apê é que os ambientes tivessem a maior integração possível. Para isso, o imóvel que estava como foi entregue pela construtora passou por uma pequena reforma. “Demolimos uma parede da cozinha, fizemos a ampliação do lavabo e abrimos um pouquinho o espaço do home theater para integrar mais com a sala”, lembra Bihuna.

A área social, composta pela sala de estar, sala de jantar e espaço gourmet, foi totalmente integrada. O piso de mármore e o painel frisado são elementos que contribuem para essa integração, assim como o forro de madeira que foi rebaixado em 15 centímetros em relação ao forro superior. Outro material utilizado para criar a integração visual foi o couro, presente em poltronas na sala e banquetas da cozinha.
Veja mais fotos do projeto!


