O hotel Il Sereno, no clássico destino italiano de Lago di Como, é assinado pela prestigiada arquiteta e designer espanhola Patrícia Urquiola, tida por diversas publicações como a profissional da década.
O empreendimento abriga 30 suítes, que vão de 65 m² a 200 m², com terraços voltados para as águas da cidade.
A convite do proprietário Luis Contreras, Patrícia aceitou o desafio de idealizar um hotel recheado de suas mais finas criações em mobiliário, iluminação, revestimentos e peças de design.
A designer propõe um contraste perante o padrão clássico das construções locais, sem desrespeitar o DNA do grupo hoteleiro, que prima por espaços contemporâneos e minimalistas.
“O que nos faz vibrar é que introduzimos um novo conceito de design no Lago di Como. Queremos que nossos hóspedes possam desfrutar desse lifestyle: o design, nossa atenção aos detalhes, conforto e serviço sem exageros, que é a nossa marca”, comemora Contreras.
Bem no centro do lobby, o destaque é de uma escada de nogueira, com degraus envoltos em bronze que parecem flutuar. As ranhuras escuras da madeira se contrapõem aos revestimentos de pedra da construção.
Na paleta de cor, muito cinza, com toques de azul e verdes sóbrios.
A designer ainda procurou resgatar preciosidades locais, como o artesanato da seda, tão famoso em Como, e, de forma autêntica, desenhar os lenços que adornam o uniforme dos funcionários do hotel.
No centro do hotel, a piscina de borda infinita de 18 metros, debruçada sobre o lago, parece ser uma extensão natural do lugar, cercada por um bar onde os hóspedes podem relaxar e degustar drinques e tira-gostos.
Completam o conjunto a praia privativa e o deque para ancoragem de embarcações particulares.
Os jardins verticais são assinados pelo famoso botânico Patrick Blanc, que utilizou milhares de mudas de plantas da região.