Decoração
Decoração
De São Paulo a Marrakech, conheça as árvores de Natal mais luxuosas do mundo
Um “país das maravilhas de cristal” foi o tema escolhido para a decoração de Natal do lobby do Royal Mansour Marrakech, no Marrocos. | Divulgação
Tradicionalmente cheias de brilho, luzes e cores, as decorações de Natal se espalham por espaços públicos e estabelecimentos comerciais, mas ganham outro nível em alguns hotéis, que apostam no luxo para elevar a magia do período de festas. Do Brasil a Marrakech, conheça sete das árvores de Natal e decorações mais luxuosas criadas em 2022:
Tivoli Mofarrej, em São Paulo
O Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel, localizado no coração dos Jardins, convidou o estúdio Papelaria para criar uma árvore exclusiva. A decoração idealizada faz uma alusão aos sonhos e pensamentos que rodeiam a mente através de um conjunto de nuvens.
Como o nome do estúdio responsável pelo conceito já evidencia, o papel tem protagonismo. Os artistas escolhidos são conhecidos por utilizarem dobras, cortes, formas e tonalidades diferentes da matéria-prima para construir obras surpreendentes.
A Árvore de Natal que o estúdio Papelaria projetou especialmente para o Tivoli Mofarrej é montada em uma estrutura de metal revestida em papel dourado que “dança” no lobby conforme o vento e movimentação de cada visitante do hotel. A peça natalina faz parte do Tivoli Art, projeto que desde 2016 traz criações de artistas nacionais e internacionais para os ambientes do hotel.
Royal Mansour, em Marrakech (Marrocos)
O Royal Mansour Marrakech, é o hotel-palácio do Rei de Marrocos, conhecido pela perpetuação do artesanato marroquino (ao todo 1.500 artesãos atuaram para a criação do edifício). O hotel leva o design a sério e o Natal não é exceção. A diretoria artística interna do hotel começou a planejar a decoração na primavera e dedicou meses na escolha do conceito, de materiais, cores e formas que transformariam cada espaço do palácio num cenário festivo.
No lobby, os hóspedes são recebidos por um "país das Maravilhas de Cristal" onde uma árvore de Natal de quase 4 metros de altura, posicionada sob uma enorme gaiola, reflete as luzes sob as guirlandas suspensas. Como uma árvore não seria suficiente para um palácio, uma segunda peça foi montada no premiado Spa Royal Mansour, que funciona no local. Este segundo "país de maravilhas" é dedicado à beleza, adornado por opulentas decorações brancas e douradas.
Ao todo foram necessários nove meses para que a fábrica de cristais marroquina Cristalstrass montasse os 5 mil cristais que enfeitam a árvore do spa.
The Charles Hotel, em Munique (Alemanha)
O Charles Hotel, em Munique, escolheu como parceria para construir o seu Natal a tradicional grife alemã Roeckl. Reconhecida pelos artigos em couro desde 1839, a casa de luxo foi iniciada há seis gerações, quando seu fundador, Jakob Roeckl, passou a se dedicar a produzir as melhores luvas de couro.
As duas instituições de luxo de Munique se reuniram nesta temporada festiva numa colaboração que resultou em acessórios exclusivos: chaveiros Roeckl de couro prateado, que são usados como enfeites. As peças têm forma de corações ou borlas de couro e na árvore são complementadas por bolas vermelhas brilhantes. Os acessórios também serão usados pela equipe de recepção e de atendimento ao hóspede do Charles Hotel.
Lenços de seda da própria Roeckl serão usados pelos homens como lenços de bolso e pelas mulheres como um clássico acessório de cabelo. Já a equipe de porteiros do hotel será equipada com luvas de couro que prometem mãos quentinhas enquanto passam o dia na área externa, auxiliando os hóspedes.
Hotel de la Ville, em Roma (Itália)
Situado no topo da icônica Escadaria Espanhola de Roma, com vista panorâmica da Cidade Eterna, o Hotel de la Ville encantou seus hóspedes com a inauguração de uma árvore de Natal projetada pela renomada joalheria italiana Pasquale Bruni. A majestosa árvore foi decorada com adornos brilhantes nas cores icônicas da joalheria, conhecida por combinar o design clássico com métodos modernos de lapidação. A decoração é complementada por presentes lindamente embrulhados e posicionados sob a árvore.
A área de recepção do hotel também ganhou cuidado especial com trabalho de floricultura, enriquecida com tons dourados e penas brancas de avestruz inspiradas no tema de Natal deste ano, dedicado ao cuidado, charme e savoir-faire totalmente italiano.
Hotel Amigo, em Bruxelas (Bélgica)
No Hotel Amigo, em Bruxelas, a elegante árvore de Natal foi decorada pela Delvaux, a mais antiga casa de artigos de luxo do mundo. Fundada em 1829, a Delvaux é uma marca legitimamente belga, que nasceu antes mesmo do Reino da Bélgica, que só foi constituído um ano depois, em 1830.
A bela árvore de Natal reflete os ricos azuis e o ouro brilhante da famosa Grand Place de Bruxelas e está localizada sob uma estrutura que lembra uma butique Delvaux. A peça é ladeada por luzes brilhantes e adornada com ouro brilhante e bolas azuis. Três icônicas bolsas de couro da marca são exibidas junto da decoração, em homenagem aos mais de 3 mil designs já criados pela grife.
Brown’s Hotel, em Londres (Reino Unido)
O Brown’s Hotel, primeiro hotel de Londres, lançou uma parceria com a joalheria de luxo britânica David Morris para criar uma experiência festiva cintilante. Ao entrar no hotel, os hóspedes são recebidos em um santuário brilhante com folhagem de ouro rosa, delicados enfeites de vidro, fitas de veludo verde-musgo e luzes cintilantes, tudo inspirado nas joias preciosas da David Morris.
Um caminho de ouro e purpurina leva os hóspedes até a deslumbrante árvore de Natal, adornada com bolas de prata, ouro rosa e amarelo e pequenos presentes, tudo assinado pela joalheria que ficou famosa por ser a preferida de celebridades como Elizabeth Taylor.
The Mark, em Nova York (Estados Unidos)
Localizado no Upper East Side, o The Mark Hotel é o auge da hospitalidade de luxo em Nova York. Em 2022, o hotel revelou uma extraordinária exibição de decorações Swarovski, inspiradas nos icônicos biscoitos de gengibre, favoritos da temporada de festas nos Estados Unidos.
Projetada pela diretora criativa da Swarovski, Giovanna Engelbert, uma magnífica árvore de Natal é decorada com grandes cristais cor de rubi, minibonecos de gengibre brilhantes e decorações no formato da fachada do icônico hotel.
Falando da fachada, ela também foi reimaginada e ganhou os contornos de uma casinha de biscoitos cristalizada e adornada com milhões de cristais Swarovski cor de caramelo, com cobertura de glacê e chantilly feitos em fibra de vidro esculpida à mão e polvilhada com cristais. Bengalinhas de Natal gigantes e um dramático arco de esmeralda emolduram a entrada do hotel enquanto enormes quebra-nozes uniformizados montam guarda.