Hidden sink
Decoração
Conheça a tendência que integra living e cozinha de forma elegante e funcional
Na cozinha invisível, tudo fica guardado dentro dos armários, também camuflados no ambiente. | Eduardo Macarios
Em ambientes integrados, a cozinha ocupa papel de protagonismo. Por isso, soluções estéticas para deixar o espaço cada vez mais funcional é parte importante de um projeto arquitetônico. Uma das mais recentes tendências é a hidden sink – pia escondida, em tradução livre –, uma proposta que acomoda a cozinha no centro da área social, sem quebrar a estética do espaço. Para partilhar o espaço com o living e não roubar a cena, a cozinha precisa ser mais discreta. O que víamos, até então, era uma tendência de cozinhas minimalistas, mas que ainda tinham a estética interrompida pelo conjunto cuba, pia e torneira.
A hidden sink coloca um fim nessa imagem e oferece uma solução mais sofisticada que as cubas convencionais. Com ela, a torneira retrátil se dobra e fica guardada no recuo da cuba, que é coberta por uma espécie de tampo. A proposta é uma solução surgida para se integrar à estética invisible kitchen (cozinha invisível), que propõe a integração total do espaço ao ambiente social das residências.
Espaço Gourmet
As invisible kitchens têm sido a aposta do arquiteto Jayme Bernardo para espaços gourmets internos que precisam de personalização. Se antes os ambientes projetados para cozinhar e receber amigos ocupavam a área externa, hoje são uma alternativa bastante procurada também para espaços internos. O arquiteto reforça que a integração entre sala e cozinha é uma alternativa interessante inclusive para projetos com metragem reduzida.
Jayme assina o novo decorado do Queen Victoria Residence, um dos mais luxuosos da cidade e que ostenta uma pia escondida em sua cozinha gourmet. No espaço, a planta se desdobra ao redor dessa área. “Ela é protagonista e integradora de toda área social. Por isso, precisava de uma solução de acordo com a sofisticação do empreendimento”, explica.
Na hidden sink do decorado, o arquiteto optou pelo quartzito - pedra elegante e resistente que foi usada no acabamento do edifício - também para a pia e bancada.
As torneiras retráteis são usadas para deixar a experiência estética da cozinha invisível mais elegante. O restante dos elementos da cozinha também está “escondido”, como armários sem puxadores e com acabamento que se camufla com o revestimento do ambiente. Cada coisa tem seu lugar atrás das portas, e apenas o que ainda não pode ser escondido está à vista.
Para que a praticidade de uso não seja comprometida em nome do visual clean, o arquiteto sugere a criação de compartimentos “secretos” para guardar acessórios de limpeza e outros objetos que costumavam ficar ao redor da cuba da pia.
A pia escondida ressalta o hibridismo dessa cozinha gourmet, uma espécie de cozinha para visitas. A personalização é o grande diferencial nesse tipo de projeto. “Em todo projeto que temos uma integração living-gourmet indicamos o uso da hidden sink, porque são clientes que buscam personalização em cada detalhe”, diz Bernardo.