O spa dentro de casa
Espaços de saúde e bem-estar destinados a receber grandes públicos foram projetados para uso exclusivo, na própria casa. Para o Empório Orgânico, a arquiteta Ana Paula Bigolin Zordan projetou uma cozinha experimental, com tonalidades neutras e móveis em madeira, inspirada no Lapinha Clínica Spa, no município da Lapa. Lá, consome -se alimentos cultivados no próprio local e colhidos poucas horas antes das refeições. Por isso, entre os destaques está a horta vertical. Uma das paredes é coberta por vasos de cerâmica, com diversos temperos plantados, pregados em tiras de madeira de demolição de cima a baixo. Para manter a característica de saúde e bem-estar do local, um forno para cozimento a vapor. “A proposta é que as pessoas sintam-se na Lapinha. Que possam ter uma vida regrada e orgânica sem sair da cidade e aproveitando pouco espaço.”
As arquitetas Petrety Mishima e Maura Saraiva planejaram o Espaço de Beleza, para deleite das mulheres. O ambiente – uma mistura de salão de beleza e loja –, tem área de relaxamento, com banheira, penteadeira para maquiagem e aplicação de cremes e loções. Na lateral, prateleiras de vidro com espaço para acomodar cosméticos. “É o sonho de consumo de todas nós cuidar do corpo e da beleza em um espaço exclusivo, dentro de nossa própria casa”, diz Petrety. O azul turquesa metalizado contrasta com o verde e dá um ar moderno e retrô ao mesmo tempo. Para decorar, penas de pavão, que simbolizam a vaidade. Petrety destaca os pendentes de cristais intercalados por argolas, que vão do teto ao chão. “Os móbiles dividem o espaço sem tirar a visão geral.”
Nobre modernidade
O ambiente dourado, de fundo escuro, dá destaque às peças do designer Ricardo Vieira, da Opala Joias, do Espírito Santo, na proposta das arquitetas Daniela Cerbatto e Carolina Rousseau, no espaço Joalheria. As criadoras optaram por quebrar um pouco do clássico, com um toque de modernidade. “Por isso as mesinhas cortadas a laser”, diz Daniela. Ela ressalta o encosto alto do estofado em seda, que cria a sensação de imponência, e a curva no teto, que promove mais intimidade e aconchego. A sofisticação está por toda parte, como nos papéis de parede e carpetes italianos, e nos cristais do lustre e do capitonado do estofado. “Tudo foi harmonizado de maneira que as joias possam ser o grande destaque.”