Decoração
Confira 6 tendências da Feira de Colônia para o design e a decoração
Símbolo do design no mundo, a italiana Kartell aposta no design retrô com novos lançamentos inspirados no Grupo de Memphis, conhecido por suas cores e padronagens vivas. Foto: Kartell/Divulgação
O primeiro grande evento internacional de decoração e design do ano mal começou e já deu seu recado. A Feira Internacional de Móveis de Colônia de 2016, sediada no oeste da Alemanha, vai até o próximo dia 24, mas a HAUS já deu uma olhada no que rola por lá e traz 6 tendências que são as grandes apostas das grandes empresas do setor para este ano.
1-Visual retrô
O design retrô veio com tudo. Principalmente com desenhos das décadas de 1940 a 1960. É o caso da italiana Kartell, que escolheu o evento em Colônia para lançar a coleção “Kartell vira Soottsass: um tributo a Memphis”. As peças são assinadas por Ferruccio Laviani e são inspiradas no movimento milanês Grupo de Memphis, que marcou história na década de 1980 por um design efêmero, colorido e assimétrico. Para a Associação da Indústria Moveleira Alemã, a aposta é logica. “O design de produto foi reduzido ao funcional. Agora, a nostalgia é popular e, como um velho amigo, o vintage é confiável. Seu design retrô transmite um sentimento de estabilidade. Quando as incertezas dominam, um design retrospectivo está sempre em voga”, defende a instituição.
Com casas e apartamentos cada vez menores, o design de produto também segue a diminuição das proporções e se torna multifuncional. Como o sofá da coleção Deep Space, da alemã Bruehl, que vem com um nicho que também serve como mesa lateral.
3- Mais cor
A temporada passada foi do preto, do cinza e de outras cores mais sóbrias. Esses mesmos tons ainda encontram bastante espaço entre os expositores, mas a tendência de tecidos cada vez mais coloridos, com estampas floridas e padrões geométricos, se faz mais presente. Como no tecido belga Dotto e no tecido da danishdesign MAKERS, por Evalou Hauge, que fundiu estampas comuns na Dinamarca e na Suécia.
4-Madeira
A madeira não perdeu sua majestade e aparece como protagonista de diversas formas: com superfícies trabalhadas ou lisas, minimalista ou bruta, crua ou tingida, maciça ou com desenho slim. A italiana Riva, que é mestre no trabalho com o material, apresentou diversas peças novas para a feira.
5-Design escandinavo
O minimalismo escandinavo toma novo fôlego com as novas gerações de designers e aparece com uma personalidade renovada. Como nos trabalhos da designer Pernille Snedker Hansen e Karsten Lauritzen, que fazem pinturas artesanais e exclusivas nas superfícies das mesas, e na cadeira branca com azul de Ellinor Ericsson.
6-Cada vez mais internacional
As nacionalidades se diluíram nos desenhos e tecnologias, as características regionais se fundiram e hoje o design é internacional. Com um único objetivo: agradar. Por isso, não espere mais ver em Colônia diferenças entre produtos alemães, italianos ou belgas. É possível separa por estilo ou era, mas não mais por lugar de origem. A foto mostra a despojada poltrona Zoe em uma versão comemorativa de 10 anos da italiana Verzelloni, que homenageia o rock.