Decoração
Confira 10 ambientes em preto e branco, a combinação que nunca sai de moda
A combinação preto com branco funciona em qualquer espaço e para qualquer estilo de ambiente. É só saber equilibrar as duas cores. Foto: Rodrigo Ramirez | Rodrigo Ramirez
Atemporal e versátil, a mistura de preto e branco combina com todos os estilos, do clássico ao moderninho. O contraste confere elegância e sofisticação a qualquer ambiente – basta saber equilibrar as duas cores. Selecionamos 10 projetos do Anuário HAUS 2016 que vão inspirar você a usar e abusar da combinação em espaços diversos:
Salas
Preto e branco se integram ao verde das plantas e do jardim vertical nesta sala de estar projetada por Deborah Nicolau. As paredes brancas, o piso claro e a boa iluminação não deixam que o mobiliário clássico, em preto, escureça o ambiente.
Nos revestimentos desta sala de estar de Patrícia Azoni, os tons neutros e as texturas foram valorizados pelo projeto luminotécnico. O sofá em couro preto, robusto, é um contraponto bem-vindo à leveza e luminosidade do ambiente.
Projetada por Larissa Araujo Ribeiro e Gabriela Hyczy Dalzotto, esta sala de estar tem duas paredes completamente revestidas em preto — e mesmo assim o equilíbrio de cores se dá pelo teto e pelas poltronas centrais, brancas.
Cozinhas
Na cozinha projetada por Carla Grüdtner, a escolha foi por móveis em preto e eletrodomésticos em cinza. O ambiente tem no piso, nas paredes brancas e nos detalhes da decoração — vasos brancos com plantas — seus pontos de contraste.
A cozinha ampla, com bastante iluminação natural, permitiu que os móveis deste projeto de Aldeline Cordeiro e Adrina Barth fossem feitos em MDF e vidro preto, criando um visual elegante e moderno. A sobriedade contrasta com o piso e o teto brancos. No tampo da ilha central para refeições, peroba maciça, material que também está presente nas prateleiras e aparadores de bandejas.
Banheiro
Neste banheiro, Michele Krauspenhar mesclou funcionalidade, estética e sofisticação, com predominância da cor cinza em suas várias tonalidades e pinceladas de branco e preto – no teto, na cuba, no vaso sanitári e no quadro -, que formam pontos de destaque no espaço.
Quarto
O sóbrio quarto de casal projetado por Samara Barbosa tem predominância de móveis com linhas retas e puras, nos quais prevalecem o preto e branco, com uma pitada de verde na decoração. Destaque para o revestimento atrás da televisão, em laca preta, que proporciona um leve reflexo.
Escritório
Neste projeto para um escritório de advocacia, Renata McCartney seguiu uma linha contemporânea e sóbria, com uma cartela de cores que pelo preto, branco, cinza e marrom. Em uma das salas de reuniões, a mesa é toda branca e contrasta com as cadeiras pretas e com uma das paredes, que também é preta.