Falta de tempo para ir às lojas físicas, praticidade na comparação de preços, facilidade no parcelamento e variedade são algumas das vantagens de comprar móveis e acessórios bacanas pela internet. Mas antes de finalizar o pedido e levar tudo o que você adicionou ao carrinho virtual, é preciso avaliar algumas questões.
O acesso a peças assinadas consagradas e produtos de novos designers é o principal diferencial que o arquiteto Felipe Guerra ressalta da internet. Prezando pela qualidade do produto final, no entanto, o arquiteto alerta que nem sempre instruções e manuais resolvem a montagem das peças, por isso a dica é procurar um profissional para realizar o serviço e considerar essa diferença de preço na hora da compra. Para Flávia Bley, que passou de consumidora a empresária quando abriu o Segredo do Vitório, em 2008, o essencial é verificar a idoneidade das lojas. “Sites como o Reclame Aqui, PagSeguro e outros fóruns podem falar muito sobre a reputação das firmas e devem ser consultados antes de experimentar um novo fornecedor”, diz. Procurar a fanpage da empresa é outra coisa que se deve fazer.
A história do Meu Adorável Iglu é parecida. Por serem usuários de e-commerce, os sócios Mahani Siqueira e Bruna Assis Brasil acabaram optando pela plataforma online. Para Mahani, conhecer a política de entrega depois do pedido finalizado e o pagamento aprovado pode evitar problemas. “A maioria das lojas depende dos Correios e algumas só despacham mercadorias uma vez por semana”, diz. Também deve ser considerada a disponibilidade do produto, que pode ser imediata ou com prazo de até seis semanas.
