*Matéria originalmente publicada em 18 de dezembro de 2018.
Uma ambientação prática, que utiliza elementos comuns à decoração doméstica e que mantém o ar singelo e acolhedor do Natal. Este é o conceito que norteia a decoração assinada pelas arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, da Moca Arquitetura, como sugestão para os anfitriões que desejam fazer da sacada uma extensão da área de recepção para as festas de fim de ano.
Tendo como base o mobiliário do espaço, que traz poltronas azuis em trama e tapete em sisal, o ambiente ganhou a adição de pequenos pinheiros em tom de verde claro, cujos vasos tiveram acabamento em juta.
Sobre a mesa de centro, um presépio minimalista e embalagens de presentes embrulhadas com papel kraft reforçam os tons naturais e compõem com as plantas o clima mais tropical do Natal brasileiro.
As tradicionais bolas, que geralmente enfeitam a árvore, foram agrupadas em um grande cesto numa mescla de esferas verdes e revestidas com cordas.
As mesmas bolas, e também pinhas em tom dourado, aparecem em vasos que deixaram os móveis e foram parar no piso da sacada, para preencher os espaços. “É uma maneira de ter a referência da bola de Natal, mas de uma forma não óbvia. E de ter uma decoração foge da industrial [massificada], que fica mais solta, mais livre”.