Decoração
Decoração da mesa para a ceia de Natal: duas propostas diferentes e fáceis de fazer
Fotos: Letícia Akemi
Se o objetivo neste final de ano é impressionar os convidados não somente com a qualidade do cardápio, mas com a decoração da mesa durante a ceia de Natal, que tal pensar em uma forma diferente de servir ou optar por um serviço tradicional, mas com elementos inovadores na composição do móvel?
A preparação e distribuição das louças e peças decorativas na mesa pode conversar com o cardápio e o estilo do anfitrião, de forma a ornar com a noite que será preparada por ele e, sim, é possível montar tudo rapidamente com elementos de fácil acesso – itens que o morador tem em casa ou apostando em frutas e ervas para decorar.
HAUS preparou uma produção de Natal com duas sugestões de decoração para a mesa para você se inspirar. Confira!
Para um serviço não convencional
Unir um tipo de celebração não convencional a uma mesa repleta de itens tradicionais é a proposta da Tina Gabriel Flores & Design para receber os convidados para uma ceia em que eles não necessariamente se sentam à mesa.
Como elemento principal da composição, ela sugere um arranjo inclinado, que é tendência na decoração de festas e eventos. Nele, foram combinadas rosas, do tipo spray, amarantos, uma dália vermelha, pinhas, cedro, folha de plátano e penas de faisão. A assimetria na elaboração da mesa vem na distribuição dos elementos e conversa com o tipo de evento que a mesma sugere: um espaço no qual os convidados podem se dirigir até a mesa e se servir, fazendo a degustação em outros espaços, sem concentrar todos ao redor de um mesmo núcleo.
Embora o vermelho seja a principal referência à data festiva, ela incorpora esta cor não apenas no grande Noel à direita, mas também em pequenos detalhes, como nas flores e frutas, que dão o tom da festa. “É legal usar peças de decoração da casa, mas você também pode complementar com itens fáceis de conseguir em uma passagem pelo supermercado — algumas frutas e um panetone — e compor com uma bandeja bonita, louças bacanas, que pode ser até mesmo um conjunto branco”.
Veja mais fotos da mesa tradicional
Vivacidade à mesa
Uma mesa bem posta, com serviço completo, não precisa estar sempre relacionada a um estilo clássico e tradicional. Pelo menos é isso o que demonstra a decoração assinada pela Holy Home Store e pela Agapanthus Floricultura.
Baseada no conceito de “mesa viva“, ela traz uma composição mais tropical, com destaque para as flores e frutas, como maçã, figo e romã, e para as louças e acessórios mais coloridos, que remetem ao verde e ao vermelho do Natal.
No centro, a grande fruteira em cerâmica com um papagaio decorativo serve de apoio para o arranjo que leva heliconia chocolate, orquídeas phalaenopsis e catatante sun spot, brutos de agapantos, dracenas baby chocolate e cipó decorativo para acabamento.
Para marcar os lugares, jogos americanos em linho verde assumem a vez da toalha de mesa. Sobre eles, a composição de sousplat, prato raso e de sobremesa (que serve a salada) é finalizada pelo guardanapo em linho verde, acomodado em uma carambola de cerâmica. Dois jogos de talheres e três taças (para vinhos, champagnet e água) finalizam o serviço.
“A proposta é a de uma mesa diferente, com peças do dia a dia. Itens como os bowls foram usados para abrigar os arranjos menores, dando um ar de aconchego à mesa que, mesmo tropical, não deixa de ser bonita e sofisticada”, explica Karina Lago, uma das proprietárias da Holy. “A beleza está na harmonia das peças, louças e flores escolhidas. Pois, em uma boa mesa, jamais podem faltar flores”, acrescenta Márcia Carazzai, proprietária da Agapanthus Floricultura.
Veja mais fotos da mesa tropical
*Especial para Haus.